Na última quinta-feira, 04 de junho, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés e Marinheiro Auxiliar Fluvial de Máquinas, promovido pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente.
Ao todo, 40 alunos concluíram a capacitação, sendo 36 homens e 4 mulheres, todos moradores da região do Lago do Manso e comunidades próximas. A formação representa um importante avanço na qualificação profissional da população que atua ou pretende atuar nas atividades fluviais e turísticas da região.
Durante o curso, os participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre navegação, segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica, primeiros socorros e operação de embarcações, seguindo as normas estabelecidas pela Autoridade Marítima Brasileira.
Com a certificação, os formandos passam a estar habilitados para exercer a função de Patrão de embarcações com Arqueação Bruta (AB) de até 10, ampliando suas oportunidades de trabalho nos setores de turismo, transporte fluvial e serviços náuticos.