Anuncie Aqui topo
teste
CIMENTO

Cimento Queimado: Saiba Como Fazer

Altamente resistente, tem aparência neutra e é muito fácil de limpar

Decora & Reforma Chapada

Decora & Reforma Chapada A Paulinho Materiais para Contrução criou esta coluna aqui no Notícias de Chapada para te inspirar, te fazer sonhar e pensar em sua casa como lugar de beleza e harmonia! Muita criatividade e bom-gosto com orçamento bem pequenininho.

20/06/2020 13h59Atualizado há 2 dias
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da Redação

Uma das grandes tendências atuais em design de interiores é o piso de cimento queimado. Apesar de ser uma realidade há muito tempo em casas mais humildes e no campo, essa textura cimento queimado hoje é facilmente encontrada até mesmo em casas luxuosas. Seu efeito com aparência de inacabado é ideal para quem gosta dos estilos contemporâneo e industrial de decoração, mas também combina bem com o rústico.

O piso de cimento queimado é altamente resistente, tem aparência neutra e é muito fácil de limpar. Esse combo o torna uma ótima opção para qualquer ambiente da casa e também para espaços comerciais. Quer ver essa textura cimento queimado no seu projeto? Então acompanhe o nosso tutorial e inspire-se nos exemplos que separamos! 

Como fazer cimento queimado:

Tradicionalmente, o piso de cimento queimado é feito com uma base de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento. Porém, atualmente existem produtos que foram desenvolvidos exatamente para dar essa aparência e diminuem o trabalho na hora de fazer seu próprio piso de cimento queimado. 

Há no mercado um tipo de revestimento que é como uma tinta para piso efeito cimento queimado, que já vem com uma textura cremosa, pronto para ser aplicado, e também outros produtos que vêm em pó e devem ser misturado à água. Esse último é parecido com a argamassa, item que também já pode ser encontrado em variações desenvolvidas para dar o efeito de cimento queimado. Mas você também pode fazer um porcelanato líquido de cimento queimado. 

Seja qual for a sua escolha, fizemos um tutorial explicando como fazer seu próprio piso de cimento queimado: 

Retire os móveis do ambiente

Prepare o contrapiso removendo qualquer revestimento de parede e nivelando-o

Limpe bem, retirando toda poeira e sujeira

Coloque fita nos cantos para evitar manchas

Posicione juntas de dilatação a cada dois metros

Aplique o produto escolhido para fazer o piso de cimento queimado

Use uma desempenadeira de aço inox para alisar

Espere secar

Caso seja necessário, dê uma segunda demão com a desempenadeira.

Em alguns casos, é necessário aplicar primer antes de começar o processo. Para ter certeza se será preciso ou não, confira a embalagem do produto que escolheu para fazer seu piso de cimento queimado. E, caso tenha receio de realizar esse tipo de trabalho sozinho, procure um profissional experiente. 

Caso você ache mais fácil, compre porcelanatos que tenham aparência de cimento queimado.  E se a ideia for ter um ambiente bem aconchegante, opte pelos pisos vinílicos ou piso laminado. 

Evite rachaduras no seu piso de cimento queimado

Homogeneidade não é algo que você deve esperar dos pisos e revestimentos de cimento queimado. Parte do seu charme é a coloração com efeito manchado e as pequenas trincas que normalmente aparecem nele devido à dilatação e contração que acontece quando seca e depois com as mudanças climáticas. 

Porém, o surgimento de rachaduras maiores e mais profundas não é normal. Portanto, para evitá-las e aumentar a durabilidade do seu piso de cimento queimado, aqui vão nossas dicas: 

Use juntas de dilatação a cada dois metros, acrescente aditivos à argamassa para aumentar a resistência do material. Retarde a cura do cimento, ou seja, seu processo de secagem, usando umidificador doméstico no ambiente, resinas de base acrílica ou ainda uma manta geotêxtil. 

O piso de cimento queimado é uma ótima prova de que uma pequena mudança pode fazer toda a diferença na decoração. Veja só o efeito incrível que ele dá aos ambientes! 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários