teste
Anuncie Aqui topo
ANIMAIS ABANDONADOS

Voluntários de Chapada unem forças para ajudar cães resgatados por jardineiro

“Ele vive modestamente e com um grande coração, na verdade ele resgata cães abandonados da cidade e os leva para casa”

23/07/2020 17h33Atualizado há 3 semanas
Por: Lidiane Barros
Fonte: Lidiane Barros

Depois que um vídeo começou a circular pelas redes sociais, alertando sobre a ocorrência de canibalismo entre cães, voluntários de Chapada dos Guimarães foram checar in loco a situação dos animais que supostamente eram vítimas de maus tratos. 

Com a presença do ativista das causas animais, o deputado estadual suplente, Sargento Vidal e a protetora Ivone Galindo acompanharam grupo formado pelos voluntários Greicy Bezerra, Elinei Siqueira, Jose Siplaki Netto e o zootecnista Bruno Demarchi Marrafon. 

Ao chegar à residência elucidaram o caso. Na realidade, o morador da casa é o jardineiro Joel, bastante conhecido na cidade. “Ele vive modestamente e com um grande coração, na verdade ele resgata cães abandonados da cidade e os leva para casa”, conta Greicy Bezerra. 

Por sua vez, o sargento Vidal explica que as brigas entre os cães não aconteciam por fome, mas por disputa de território. “Pude colaborar com orientações. No caso, recomendei que seja feito isolamento da área com divisão de espaços e vasilhas de comidas. Basta um rolo de tela grossa. E principalmente, que seja feita castração e vacinação destes animais”, alerta. 

Sargento Vidal ressalta que falta um canil à cidade pois assim como outros municípios de Mato Grosso, tem sido expressivo o número de casos de abandono e maus tratos durante a pandemia. Muitas pessoas, segundo ele, acreditam que os bichinhos possam transmitir o coronavírus, o que já foi desmentido cientificamente. 

“O abandono triplicou e são poucos os municípios que possuem um espaço adequado para acolher estes animais. Sorriso é referência. Outro grave problema que tenho identificado é a ausência de apoio aos abrigos de animais que são criados por voluntários. Isso é obrigação das prefeituras”. 

Greicy Bezerra, conta que a partir da somatória de forças do grupo de voluntários, foi possível suplementar a alimentação aos cachorros. Também vão conseguir castrar alguns dos machos e mais tarde, arrumar tutores para estes bichinhos. Segundo ela, a Prefeitura se comprometeu a auxiliar na limpeza do terreno do jardineiro Joel.  

“Temos identificado que aqui em Chapada também houve um aumento do número de cães abandonados. Costumo dizer que Chapada é um corredor para outros municípios, e muita gente, de passagem, deixam bichinhos à própria sorte na cidade”. 

Ela, que aumentou a “turminha” em casa de cinco para mais três adotados, faz sempre o que pode para ajudar. “A gente espera que haja ainda na cidade um local adequado para abrigar estes animais, para que logo eles ganhem um novo lar”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários