teste
Anuncie Aqui topo
ALMT Campanha: Fake News Pandemia
MAC CHAPADA

Movimento de artistas mostra arte, cultura e comunicação em Chapada dos Guimarães

“Estamos no aguardo da Lei Aldir Blanc para os artistas que precisam do auxílio emergencial"

10/09/2020 16h45Atualizado há 1 semana
Por: Everaldo Galdino
Fonte: Everaldo Galdino

Um grupo de 70 artistas de Chapada dos Guimarães vem mobilizando a população local para mostrar arte, cultura e comunicação: o Movimento Arte da Chapada (MAC). Eles deram uma entrevista ao Notícias de Chapada.

Quem é responsável pelo Movimento Arte Chapada?

R - O Movimento atua de forma democrática, tem o grupo gestor que organiza as ações junto ao grupo de 70 artistas envolvimentos no movimento.

Quem são os integrantes do movimento e onde se reúnem? 

R - São em torno de 70 artistas de diversas áreas artísticas (Artes cênicas, visuais, plásticas, áudio-visual, produtores culturais) com o apoio da tecnologia nesse momento o nosso palco se tornou mais virtual, podem acompanhar o MAC através das redes sociais e nossa comunicação se dá através do grupo no Whatsapp e reuniões on lines nas plataformas como zoom e YouTube.

De forma o Movimento está se sustentando com a quarentena da pandemia de Covid-19? 

R - Criamos uma campanha na plataforma benfeitoria (LINK disponível na bio do Instagram @movimentoartechapada) para arrecadar fundos, já conseguimos disponibilizar algumas cestas de orgânicos através dessa arrecadação.

Apresentamos também vários projetos no início da pandemia mas tivemos apenas 1 aprovado que foi pela prefeitura, um projeto emergencial ," O Pílulas de Consciência" que tem como objetivo levar informação a população sobre os cuidados com relação ao Covid 19, já estamos na produção da 2 fase desse projeto.

A Prefeitura de Chapada tem dado algum recurso? 

R - O projeto que conseguimos aprovar pela prefeitura através da secretaria de Cultura foi o Pílulas de Consciência.

Sobre auxílio emergencial. Os integrantes foram contemplados?

R - Alguns artistas receberam o auxílio. Agora estamos no aguardo da Lei Aldir Blanc para que os artistas que precisam do auxílio consigam receber, incluindo também os espaços culturais.

Quem quiser participar do Movimento Arte Chapada , o que é preciso fazer ? 

R - Qualquer artista que resida em Chapada pode participar do M.A.C , pode nós procurar através das nossas redes sociais e solicitar participar.

Desde que foi criado o Movimento, que ações beneficiaram o município de Chapada. Há algum projeto apresentado ao plano de governo do próximo gestor da cidade ?

R - Antes de mais nada, vale ressaltar que os artistas presentes no movimento , a sua maioria é natural de Chapada dos Guimarães , onde trabalharam muito em prol da cidade, muitas vezes apresentando sua arte voluntariamente, por muito tempo a classe permaneceu assim, porém artista também tem contas a pagar e o artista nunca para, por isso a cidade sempre foi agraciada com muita arte e cultura.

Nesse momento os artistas que na sua maioria são autônomos e vivem da sua arte, ficaram sem renda nenhuma e o movimento nasceu para garantir que os artistas se mantivessem minimamente com comida na mesa.

E com certeza o movimento tem atuado fortemente e cada vez mais ganhando espaço e sem dúvidas projetos serão apresentados assim como questionamentos serão feitos para que a classe tenha o respaldo do poder público e possa contribuir cada vez mais com a cultura local, como já vem contribuindo a muito tempo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários