teste
ALMT Campanha: Fake News Pandemia
Anuncie Aqui topo
INCÊNDIOS EM CHAPADA

O fotógrafo Mario Friedlander faz depoimento emocionante em sua rede social sobre incêndios em Chapada dos Guimarães

Brigada Rural Voluntária do Vale do Jamacá, formada por moradores do vale e por voluntários de outras regiões, combatem o fogo dia e noite com recursos precários

16/09/2020 23h40Atualizado há 1 dia
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Mario Friedlander

O fotógrafo Mario Friedlander, fez um relato emocionante sobre a batalha contra os incêndios florestais que estão ocorrendo em Chapada dos Guimarães. Ele conta que esteve também no pantanal Mato Grossense como voluntário mas teve que abandonar o posto para retornar a Chapada. Leia:

Desde o dia 11 de setembro de 2020 que o fogo invadiu o Vale da Bocaína e Vale do Jamacá em Chapada dos Guimarães, onde vivo há 40 anos.

Eu estava no Pantanal com minha parceira de trabalho e de vida, Jeanne Martins, documentando e participando dos combates as queimadas como voluntários da Aecopan, tivemos que largar tudo e sair do Porto Jofre numa angustiante viagem atravessando uma paisagem apocalíptica onde antes era puro deleite e chegar no Jamacá das Araras e nos dedicarmos exclusivamente a fortalecer nossa Brigada Rural Voluntária do Vale do Jamacá, formada por moradores do vale e por voluntários de outras regiões.

Desde então, nossos dias e noites tem sido sobressaltados por pedidos de ajuda e depoimentos da destruição implacável causada por diversas frentes de fogo que não dão trégua, todo nosso tempo tem sido dedicado a solicitar ajuda para os moradores e para nossa Brigada, e também para conseguirmos apoio para a aquisição de equipamentos de proteção individual para nossos brigadistas voluntários além de equipamentos que sejam realmente eficientes no combate ao fogo devorador.

Vou me esforçar para compartilhar o pouco que tenho conseguido documentar desse combate desigual pois não sobra muito tempo ou disposição para simplesmente fotografar, na verdade vou tentar usar, mais uma vez, a fotografia documental como uma ferramenta para nos ajudar a obter mais apoio nessa batalha.

Espero conseguir reunir mais voluntários que participem e nos ajudem, espero que mais pessoas venham nos ajudar a curar as feridas de nossa Mãe Terra. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários