teste
Anuncie Aqui topo
FOGO NO SANTUÁRIO

Bombeiros combatem incêndio em região do Santuário de Elefantes em Chapada dos Guimarães

Ainda não foi possível mensurar o tamanho de área atingida. Os animais não estão sob risco.

10/10/2020 15h14Atualizado há 3 semanas
Por: Luciana Bonfim
Fonte: G1-MT

Equipes do Corpo de Bombeiros combateram um incêndio na região do Santuário dos elefantes, na zona rural de Chapada dos Guimarães, A região é de difícil acesso por ser de morraria. 

O incêndio ainda não ameaça áreas de risco, como edificações ou os animais. Nesta sexta- feira (9), foi realizado um sobrevoo de monitoramento e avaliação do incêndio para estabelecimento de estratégias de combate. 

Neste sábado, as ações se concentrarão no monitoramento das estruturas do santuário. 

O local que circunda a estrutura é de vegetação rasteira, com pouco material combustível, o que auxilia na preservação do local e redução de risco. 

Três equipes no momento trabalham nos combates, além de brigadistas da defesa civil da Prefeitura de Chapada e voluntários, sendo feito o combate indireto, devido à impossibilidade do combate direto das equipes. 

Ainda não foi possível mensurar o tamanho de área atingida. 

O santuário

A instituição começou a operar no local há três anos. Atualmente, o local abriga cinco elefantas asiáticas, conhecidas como Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi, que foram resgatadas de circos onde sofriam maus-tratos. 

Bambi é a 7ª moradora do Santuário de Elefantes do Brasil. Guida e Maia foram os primeiros elefantes do santuário e chegaram em Mato Grosso em outubro de 2016. Também já viveu no local a elefanta Ramba, que morreu em dezembro do ano passado. Guida morreu em junho, também no ano passado. 

O santuário em Chapada dos Guimarães é o único da América Latina. No mundo todo, há seis santuários do tipo. O Brasil foi escolhido para a instalação do local de proteção aos elefantes tanto pelo posicionamento geográfico, quanto pelo arcabouço legislativo mais favorável.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários