teste
Anuncie Aqui topo
ELEIÇÕES 2020

APERTEI VERDE E CONFIRMA: OLHA NO QUE DEU

COMO SER ATUANTE NA POLÍTICA DO MUNICÍPIO E O QUE REALMENTE CADA FUNÇÃO PODE EXERCER?

GeoAnálises

GeoAnálisesProfº. Me. EDUARDO VINÍCIUS ROCHA PIRES Mestre e Geógrafo pela UFMS, Professor de Geografia,Pesquisador do Grupo DIGEAGEO( Diretrizes de Gestão Ambiental com Uso de Geotecnologias), Membro do LAPEGEO( Laboratório de Prática e Geoprocessamento da UFMS- Três Lagoas).

15/11/2020 08h02
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Eduardo Rocha

Há tempos não faço uma análise sobre eleições municipais, o que é um erro gravíssimo que não devemos cometer, não apenas por deixar de exercer nossa cidadania observando quais os principais atores políticos do momento eleitoral, mas por entender o que acontecerá no decorrer dos próximos 4 anos.

Quando as discussões democráticas eleitorais chegam em âmbito municipal é que podemos entender quais são, concretamente, os sujeitos do executivo e legislativo que representarão o povo nos “primeiros degraus” do estado. São os agentes mais próximos da população, onde qualquer ação é DIRETA para a sociedade.

Por estarmos em período de eleições municipais, onde tecnicamente os candidatos conhecem (mesmo que minimamente) a realidade local, precisamos entender o que de fato esses cargos podem realmente fazer ou não, para que não caiamos em discursos com promessas impossíveis e até ilegais.

A função de um vereador, por exemplo, é a função mais próxima da população pois, para a promoção do bem-estar do povo o vereador ou vereadora deve fiscalizar e cobrar ações do governo e verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela Prefeitura. O vereador também possui a atribuição de elaborar projetos de leis municipais para serem aprovadas na Câmara dos Vereadores. Portanto, o cargo de vereador é de suma importância para entender a necessidade da população e cobrar ações da Prefeitura e fiscalizar a mesma.

Já a função de um prefeito ou prefeita é a autoridade executiva na esfera municipal. O Prefeito ou Prefeita deve, obrigatoriamente, administrar os interesses do município, sempre em conjunto com a Câmara Municipal. Por isso que a relação transparente e  harmoniosa entre os poderes Legislativo e Executivo deve prevalecer acima de tudo, mesmo em momentos de intensa fiscalização e cobrança.

Mas o Estado de Mato Grosso também passa por um outro processo eleitoral. Amanhã, dia 15 de novembro, também será colocado em votação uma vaga no Senado brasileiro, para ocupar o cargo da juíza Selma Arruda que teve seu mandato cassado.

O cargo de Senador possui mandato de 8 anos e tem funções bem distintas, por serem decisivos em esfera NACIONAL e não mais diretamente com o município. Um Senador ou Senadora vota projetos de lei dentro do Senado Federal. O papel deles é  processar e julgar o Presidente da República e ministros do Supremo Tribunal Federal caso cometam crimes de responsabilidade, aprovar cargos como juízes, ministros  do TCU e presidente e diretores do Banco Central, permitir operações financeiras, escolher membros do Conselho da República, suspender uma lei, dentre outras funções.

Sabendo de todas essas funções nas diferentes esferas das quais nós, população chapadense, seremos responsáveis por escolher de forma democrática os representantes que estarão ocupando cadeiras importantes para o futuro do município de Chapada dos Guimarães.

Nosso dever, antes do dia 15/11 foi ter pesquisado sobre o histórico, sobre a índole, sobre as propostas e sobre a consciência de cada candidato. Dia 15/11, neste domingo, nosso dever é escolher nossos representantes nessas esferas. Aqueles que a gente acredita, não aquele que pagou seu voto. E, depois do dia 15/11 até o novembro de 2024 a população também tem um papel importantíssimo para construir uma cidadania plena: a cobrança pelo cumprimento de todas as promessas que foram feitas em campanha eleitoral.

Uma população atuante pode criar uma esperança de um futuro melhor. Isso é participar politicamente da evolução do nosso município. Vamos participar?

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães - MT
Atualizado às 21h08
33°
Pancada de chuva Máxima: 38° - Mínima: 22°
34°

Sensação

6.2 km/h

Vento

40.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Rua Antiga
Blogs e colunas
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio