Mais Mato Grosso
teste
CRUELDADE

Cão é resgatado após denúncia de maus-tratos

Cão era mantido amarrado a uma corrente no quintal de uma casa em construção, sem cobertura àgua ou comida

13/01/2021 17h51Atualizado há 1 semana
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação - Com assessoria da SOS Cães & Gatos

O zootecnista e ativista da SOS Cães & Gatos, Bruno Demarchi Marrafon, registrou Boletim de Ocorrência contra um homem morador do bairro Pôr do Sol pelo crime de “crueldade contra animais”

Bruno recebeu uma enuncia de maus tratos contra um cachorro de aproximadamente 3 anos de idade que era mantido amarrado a uma corrente no quintal de uma casa em construção. O animal ficava sem cobertura, sem agua ou comida.

Os policiais visitando o local constataram o crime e o animal foi encaminhado até a delegacia. Após tomadas as devidas providências, o animal será acolhido pela Associação Matogrossense Protetora dos Animais (APAM).

O SOS Cães & Gatos Chapada  se formou durante a pandemia com vista a preencher a lacuna gerada pelo descaso dos serviços públicos municipais para com o abandono de animais domésticos. O objetivo é socorrer casos urgentes de abandono destes animais, que perambulam pela cidade, sem controle de natalidade e zoonoses, como raiva e/ou leishmaniose, transmissíveis a seres humanos.

A mobilização visa também o combate à violência e maltrato contra cães, gatos e outros bichos; além de conscientizar a população sobre os problemas de saúde pública, causados pelo abandono e posse irresponsável. Animais na rua incomodam os turistas em refeição nos restaurantes. Além disso, vários são os relatos de ataques que ocorrem entre os próprios animais e contra transeuntes.

Hoje o grupo já disponibiliza conta na Caixa Econômica Federal (Agência 1695, Conta Poupança 000429-9, em nome de Ana Carolina Roman Psendziuk (cpf  031.504.561-26), que se dispôs a dar total transparência na transação bancária para atender, em caráter emergencial, os casos de animais em risco. Como o grupo se formou recentemente, não foram preenchidas todas as normas burocráticas para consolidar o grupo em uma organização governamental protetora, gerando assim um CNPJ para a conta bancária.

 O crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32, 1-A, da L9605 da Lei de Crimes Ambientais com pena prevista de  2 a 5 anos de reclusão, além de multa. A lei também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais. Para denunciar ligue para 197.

 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários