teste
VACINA EM CHAPADA

Vacinação contra Covid-19 em Chapada começa nesta sexta-feira

Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde

21/01/2021 09h31
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da assessoria
Foto: Da Assessoria
Foto: Da Assessoria

A vacinação contra a Covid-19, em Chapada dos Guimarães, inicia nesta sexta-feira (22), começando pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Blanco Manzano.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou para o município 355 doses da vacina. Nesta primeira fase da vacinação serão contempladas 177 pessoas, com duas doses cada.

De acordo com Rosa Manzano, neste primeiro momento serão vacinados os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19. “Conforme o plano do Ministério da Saúde, vamos vacinar nossos servidores da saúde. Serão imunizados os profissionais que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS)".

A secretária explica ainda que nesta fase não haverá postos de vacinação, uma vez que o volume de vacinas recebidas pelo município é pequeno. Portanto, uma equipe de vacinação irá até aos profissionais da saúde em seus respectivos postos de trabalho.

“Gostaríamos de pedir o engajamento da população no combate à doença, a situação é grave e precisamos nos cuidar. Por isso, orientamos a população que permaneçam fazendo uso dos procedimentos de biosegurança, que é a higienização com o álcool gel, uso de máscaras e o distanciamento social. Também pedimos a compreensão e colaboração de todos para que aguardem a liberação de mais doses para que mais pessoas sejam imunizadas”, disse Rosa.

PLANO DE VACINAÇÃO

O plano de vacinação em Chapada dos Guimarães seguirá as diretrizes do Governo Federal. Conforme a chegada de mais doses da vacina, na primeira fase, os grupos que serão vacinados são os profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena. Na segunda fase, serão imunizadas pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. Na terceira fase, pessoas com comorbidades, como doença pulmonar, doença renal, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

A incidência da doença e da mortalidade é maior nestas faixas etárias e nos grupos escolhidos. A vacina que será utilizada em Chapada nesta primeira fase será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários