teste
VACINAÇÃO

Técnica em enfermagem é a 1ª pessoa a ser vacinada em Chapada: “Foi muito emocionante”

Evanildes é servidora efetiva do município, e atua na área de saúde há 30 anos

23/01/2021 09h28Atualizado há 1 mês
Por: Da Assessoria
Fonte: ASCOM-CG

A técnica em enfermagem Evanildes Benedita Siqueira, de 57 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Chapada dos Guimarães. A vacinação na cidade teve início na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 9h30, em um ato simbólico realizado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro São Sebastião.

Evanildes é servidora efetiva do município, e atua na área de saúde há 30 anos. Hoje ela trabalha na linha de frente de combate à Covid-19, na UPA.

“Todos os que puderem vacinar, vacinem. Você irá lhe proteger e proteger a sua família. Foi muito emocionante. Depois de todo esse tempo trabalhando no combate à Covid tinha dias que eu imaginava: ‘amanhã eu vou ser a próxima’. Mas, fui protegida por Deus e agora estou mais confiante e cheia de esperança. Agora vou continuar na linha de frente”, disse Evanildes.

A primeira dose da vacina foi aplicada pela secretária municipal de Saúde, Rosa Blanco, que também é enfermeira e servidora efetiva da prefeitura de Chapada dos Guimarães.

“Esse é um momento importante e de grande esperança, pois enfrentamos uma situação muito grave. É com muito orgulho que eu, como enfermeira, representei todos os nossos servidores da enfermagem, que dedicam a suas vidas no combate da Covid-19’’, disse Rosa.

A secretária explicou que neste momento as doses são poucas e que é preciso avaliar as prioridades. “Neste momento vamos vacinar os profissionais que estão diretamente em contato com os pacientes aqui na UPA, no Samu, e nas unidades básicas de saúde.

A secretária disse ainda que nesta fase não haverá postos de vacinação, uma vez que o volume de vacinas recebidas pelo município é pequeno. Portanto, uma equipe de vacinação irá até aos profissionais da saúde em seus respectivos postos de trabalho.

“A medida em que recebermos mais vacinas vamos dando continuidade a vacinação das pessoas que integram o grupo dessa primeira fase”.

O ato contou com a presença dos vereadores Jonas Gaudério e Mariano, e do secretário municipal de Cultura, Meio Ambiente, Alexandre Barão.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado na quarta-feira (20), o município tem 554 pessoas infectadas, e 23 pessoas já morreram contaminadas pela doença.

PLANO DE VACINAÇÃO

O plano de vacinação em Chapada dos Guimarães seguirá as diretrizes do Governo Federal. Conforme a chegada de mais doses da vacina, na primeira fase, os grupos que serão vacinados são os profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.

Na segunda fase, serão imunizadas pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. Na terceira fase, pessoas com comorbidades, como doença pulmonar, doença renal, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

A incidência da doença e da mortalidade é maior nestas faixas etárias e nos grupos escolhidos. A vacina utilizada em Chapada, nesta primeira fase, é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários