Barco é um espetáculo de dança contemporânea do Pepalantus Núcleo, produzido de forma independente, que estreou em 2017 e já foi apresentado por diversas vezes em Mato Grosso e São Paulo.
Sua gênese disparadora representa os conflitos dos seres à deriva. Nessa temporada o Pepalantus Núcleo circula o espetáculo de dança pelo estado de Mato Grosso, e diante do aumento da propagação do Coronavírus será uma circulação virtual.
Serão doze apresentações transmitidas nos municípios de Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Rondonópolis. As apresentações do espetáculo serão gravadas em diversas localidades do município de Chapada dos Guimarães buscando evidenciar as paisagens do cerrado e sua dramaturgia, e transmitidas através do canal de Youtube do Pepalantus Núcleo e de redes sociais de espaços culturais e escolas públicas em cada município abrangido pelo projeto.
Aproveitando a época das chuvas será realizada entrega de sementes do cerrado para que em sua passagem por estas regiões o Barco possa ajudar no reflorestamento de áreas atingidas pelas queimadas de 2020. Neste novo formato, as sementes serão usadas como elemento cênico durante uma das cenas, e posteriormente serão destinadas aos espaços parceiros, e entregues ao público através dos mesmos.
O Barco que traz memórias de mar assim como esse solo cerrado almeja adentrar também as águas doces e a secura de alguns territórios. Ir ao encontro das curvas dos rios, das árvores e dos olhares. É momento de se encontrar com o vento e navegar!
Confira cronograma de apresentações:
Sensação
Vento
Umidade