Pelé supermercado
Selko Internet superbanner
A FÉ DE FRANCISCA

Vó Francisca, centenária benzedeira de Chapada dos Guimarães, é eleita Mestra da Cultura

Descendente de quilombola e mãe de 12 filhos, além de benzedeira, Vó Francisca foi parteira por boa parte da vida

26/02/2021 11h36Atualizado há 2 meses
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da Redação
Foto por: Henrique Santian
Foto por: Henrique Santian

Francisca Correia da Costa, a vó Francisca, centenária benzedeira de Chapada dos Guimarães, foi nomeada Mestre da Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Com 107 anos, nascida em Chapada dos Guimarães, é uma das 55 personalidades homenageadas por meio do edital "Conexão Mestres da Cultura".

O projeto "Fé de Francisca", de iniciativa do fotógrafo e diretor audiovisual Henrique Santian, cidadão chapadense, está em produção e será realizado em várias etapas, por meio de diferentes plataformas, até chegar ao pré-lançamento em abril. A homenagem contempla mostra fotográfica, um filme média-metragem, performance artística, intervenção urbana e músicas compostas para ela, que estarão disponíveis em plataforma de streaming.

Santian acompanha há anos a relevância do trabalho desenvolvido por vó Francisca na região de Chapada dos Guimarães. Descendente de quilombola e mãe de 12 filhos, além de benzedeira, Francisca foi parteira por boa parte da vida.

"Foi uma honra conquistar o primeiro lugar na seleção do edital. Elaboramos esse projeto com todo empenho para, mais uma vez, dar publicidade a essa icônica personalidade da cultura do Estado. Para isso, atores, músicos, cantores, dançarinos e toda uma grande equipe estão empenhados em dar vida ao 'Fé de Francisca'", conta Santian.

O Edital Conexão Mestres da Cultura tem como objetivo homenagear Mestres da Cultura do Estado de todos os segmentos e áreas culturais. Com apoio do Governo Federal, o edital é amparado pela Lei Aldir Blanc em Mato Grosso e realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secel/MT.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários