Selko Internet superbanner
Pelé supermercado
DESAFOGAR A UPA

Prefeitura de Chapada inaugura Complexo de Atendimento à Covid-19 amanhã (19)

Objetivo é atender pacientes com sintomas leves, realizar testes e evitar aglomeração nas unidades de saúde

18/03/2021 18h04
Por: Priscila Mendes
Fonte: Da Redação
Foto por: Ascom/CG
Foto por: Ascom/CG

A prefeitura de Chapada dos Guimarães irá inaugura amanhã (19), às 8h30, o Complexo de Atendimento à Covid-19, no Ginásio Carlos Soares da Silva. O objetivo é desafogar a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Frei Oswaldo e evitar aglomeração. O CAC funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e irá atender casos leves e suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

A nova unidade terá serviços de triagem, atendimento médico (assistência primária, com diagnóstico, notificação e prescrição de tratamento), exames e testagem e dispensação de medicamentos. Em caso de verificar atendimento mais complexo, o paciente será encaminhado para a UPA.

O Complexo vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira,  e prestará assistência primária, com diagnósticos, notificação, tratamento, e quando houver a necessidade encaminhamento para Centros de Atenção Especializada, observando os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo informou a prefeitura de Chapada dos Guimarães, a criação do CAC "busca limitar a disseminação do coronavírus, proporcionando agilidade no tratamento dos pacientes com síndromes gripais e possíveis infecções por coronavírus, além de diminuir o contato de pessoas com sintomas da Covid-19 das demais pessoas acometidas por outras comorbidades e que realizam seus tratamentos de rotina nas demais unidades de saúde do município".

Em live da Prefeitura realizada ontem (17), o prefeito Osmar Froner, a secretária municipal de Saúde, Rosa Blanco, e o médico da UPA Felipe Chervinski, a população deve buscar atendimento de saúde assim que houver suspeita de infecção, bem como nos primeiros sintomas, para que o tratamento tenha mais eficácia. Podem procurar o novo CAC, as equipes de Saúde da Família e as unidades básicas de saúde, da zona urbana e da zona rural. A UPA, portanto, deve atender apenas casos mais graves.

Conforme Decreto Municipal N.º 033/2021, que cria o CAC e dá outras providências, acompanhantes ficam proibidos em todas as unidades de saúde do município, exceto para idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, a fim de reduzir a aglomeração nesses espaços.

O novo CAC fica localizado na rua E, s/n, bairro Santa Cruz, próximo à UPA de Chapada dos Guimarães.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários