Pelé supermercado
Selko Internet superbanner
ARTIGO

Opinião: Forças de segurança são fundamentais nesse momento da pandemia

"É um momento em que as pessoas precisam fazer a sua parte e sair somente para fazer o for necessário, para isso as polícias estão fazendo seu trabalho"

24/03/2021 17h35
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Lúcio Andrade

Neste momento de agravamento da pandemia as forças de segurança pública desempenham importantes funções para a garantia do funcionamento das instituições. Sabemos que as unidades de saúde estão sob forte estresse dado o aumento de demanda de pacientes com sintomas de Covid-19. Por causa da pandemia, as recomendações de restrição de circulação diminuíram o consumo e intensificaram as consequências da crise econômica que já mostrava seus sinais.

No momento em que seria essencial restringir a circulação, há mais pessoas nas ruas pedindo dinheiro e comida. Por outro lado, cidadãos têm se reunido em festas e aglomerações inconsequentes em várias partes do estado. Uma condição é por falta de opção, a outra é uma escolha.

A Polícia Militar tem atuado na fiscalização de rua a fim de evitar aglomerações. Quando é necessário dispersar aglomeração a Polícia Civil também é acionada para registro de boletim de ocorrência. É um momento em que as pessoas precisam fazer a sua parte e sair somente para fazer o for necessário, para isso as polícias estão fazendo seu trabalho.

O Código Penal Brasileiro considera crime infringir determinação do Poder Público de medidas que visam impedir a propagação de doença contagiosa. Estamos diante de uma doença que pode ser mortal. A fragilização do tecido social é um fator de preocupação de organizações da sociedade civil e das forças de segurança. 

A Ouvidoria Geral de Polícia busca a promoção da qualidade das atividades desempenhadas pelos órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Detran, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, como prevê a Lei N° 7.286 (23/05/2000).

Esse controle contribui para a transparência e a eficácia nas atividades de Segurança Pública do Estado. O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por telefone, e-mail ou ainda por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso.  

(65) 3614-3103

(65) 9962-4270

ouvidoriadepolicia@sesp.mt.gov.b

Lúcio Andrade é Ouvidor Geral de Polícia de Mato Grosso

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários