A prefeitura de Chapada dos Guimarães por meio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), enviou uma carta de intenções para as empresas responsáveis pelas vacinas russas Sputnik V e da AstraZeneca, que estão sendo aplicadas em vários países. O objetivo é a aquisição 25 mil doses da vacina para imunização da população chapadense.
Também foi solicitado à TMT Globalpharm LTD., o envio de proposta comercial, e condições para o fornecimento da vacina.
A AMM será a responsável pelo encaminhamento das cartas de intenções de várias prefeituras às empresas distribuidoras. “O prazo de entrega da vacina Sputnik V e da AstraZeneca é de cerca de 20 dias após a assinatura do contrato. Por isso, é importante agilidade administrativa para atender todos os trâmites burocráticos para a aquisição”, assinalou Neurilan Fraga, presidente da AMM.
Com a manifestação dos fornecedores, e liberação do Ministério da Saúde, o Chapada poderá investir cerca de R$ 500.000,00 para a aquisição das vacinas. Com isso, o municicípio estaria garantindo a vacinação de 12.500 pessoas, entre jovens a partir dos 18 anos e idosos de até 70 anos.
Para o líder do Executivo, Osmar Fronner, a imunização da população se tornou ainda mais urgente com o agravamento da pandemia no município, que já soma 42 mortos. Em Chapada dos Guimarães já são 1.102 casos confirmados da Covid-19. O aumento dos casos em 2021 já ultrapassa a marca de 100% com relação a todo o ano de 2020. “Enquanto não temos as vacinas, é de suma importância que a população obedeça às medidas restritivas para conter o avanço dessa terrível doença em nossa cidade”, alertou Osmar.
Sensação
Vento
Umidade