Selko Internet superbanner
Pelé supermercado
SEMANA SANTA

PM de Chapada realiza Operação Semana Santa a partir desta quinta (1)

Veja medidas que serão seguidas pela prefeitura de Chapada

31/03/2021 15h45
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

A Polícia Militar de Chapada dos Guimarães realiza, a partir desta quinta-feira (1), a Operação “Semana Santa”, com a finalidade de reforçar o efetivo para conter o avanço da contaminação do covid-19. 

Como Chapada é uma cidade turística e destino certo dos cuiabanos nos períodos de feriado, a preocupação com aglomerações e festas clandestinas só aumenta.

O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães, nessa terça-feira (30), registrou 47 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. 

São 1.169 casos de pessoas infectadas pelo vírus e 4.322 notificações da doença, 168 estão em isolamento domiciliar, 14 pessoas estão internadas, sendo nove em Chapada e cinco em Cuiabá.

Não há mais leitos em Chapada dos Guimarães. Todas as medidas emergenciais para leitos provisórios já foram tomadas e estes estão lotados. Não há vagas nas Unidades de Terapia Intensiva.

Veja medidas que serão seguidas pela prefeitura de Chapada:

• Fica proibido por 15 dias o consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento dos estabelecimentos por este Decreto e por normas municipais.

• Proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos.

• O funcionamento das atividades econômicas passa a vigorar das 5h às 20h e toque de recolher a partir das 21h, com exceção de farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo, bem como dos funcionários, prestadores e consumidores das atividades e serviços cujo funcionamento é permitido após as 20h. Também fica autorizado o sistema de delivery até às 23h59.

• De segunda à sexta, permissão de todas as atividades econômicas das 5h às 20h. Aos sábados e domingos, a permissão será até o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.

• Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 20h. Aos domingos até o meio-dia.

• Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.

• Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45m.

• Fica proibida a venda de bebida alcoólica nas conveniências, restaurantes, lanchonetes e congêneres localizadas em postos de combustíveis situados em rodovias estaduais e federais no Estado de Mato Grosso fora dos horários definidos.

• Os supermercados, nos horários de funcionamento, devem aplicar sistema de controle de entrada restrito a um membro por família.

• Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

• Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local.

• Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h59.

• O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

• Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação, com exceção dos trabalhadores e consumidores das atividades já listadas.

• Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários