Pelé supermercado
Selko Internet superbanner
TÁ FODA

O que o Paulo Freire faria?

Todo dia. Todo santo dia.

GeoAnálises

GeoAnálisesProf. Me. EDUARDO VINÍCIUS ROCHA PIRES Mestre e Geógrafo pela UFMS, Professor de Geografia,Pesquisador do Grupo DIGEAGEO( Diretrizes de Gestão Ambiental com Uso de Geotecnologias), Membro do LAPEGEO( Laboratório de Prática e Geoprocessamento da UFMS- Três Lagoas).

13/04/2021 10h47Atualizado há 1 mês
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Prof. Eduardo Rocha

Por incompetências do Estado, por uma crise estrutural na educação no auge de uma pandemia e no auge da exaustão dos professores, com o coração partido de ver estudantes de escola pública sem um estímulo, me questiono:

O que o Paulo Freire faria?

Como Anísio Teixeira se portaria?

Qual a solução Maria Nilde Mascellani encontraria?

O que o Florestan Fernandes me aconselharia?

Darcy Ribeiro olharia nos meus olhos e saberia dizer as palavras certas para seguir em frente?

Dona Dulce, minha professora do Fundamental, saberia me dizer o que fazer? 

Há quase 13 meses atrás, estávamos discutindo fervorosos sobre o futuro da educação no Brasil, por nunca ter se preparado para aulas remotas, híbridas, síncronas, assíncronas e sobre as centenas de plataformas digitais para a educação. Estávamos perdidos. Aliás, ainda estamos. 

Mas, quando estamos no nosso pico de exaustão, próximo da fadiga, sempre ouvi na minha época de atleta que é nesse momento em que as melhores estratégias aparecem na nossa mente. Seja para poupar esforços, seja para apenas sobreviver. 

Nesse caso, preciso pensar em uma estratégia para meus alunos que estão em casa ou trabalhando em meio a pandemia com dificuldades de acesso à internet.

Eu sei! A culpa não é minha. A culpa não é sua. Mas o que faremos? Qual é a estratégia? 

Já passei a fase de dizer “ESTAMOS PERDIDOS!! ESTAMOS PERDIDOS!”.

Próximo da fadiga, minha mente não consegue mais parar de buscar soluções. A pergunta mais latente na minha cabeça, nesse exato momento, é: 

O que o Paulo Freire faria?

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários