Pelé supermercado
Selko Internet superbanner
SUSTENTABILIDADE

Projeto ensina a produção de artesanato com aplicação de flores e folhas desidratadas

As oficinas iniciaram em 06 de março e encerram no dia 08 de maio. As aulas são realizadas no Ateliê Arte Educação, em Chapada dos Guimarães

28/04/2021 19h52
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Secel-MT
Foto por: Divulgação
Foto por: Divulgação

O projeto "Oficina Artística: Colagens com flores e aplicação de materiais variados", idealizado pela professora e arte educadora Iva Marques Rocha, tem a proposta de ensinar a produção de objetos artísticos com base na sustentabilidade, reaproveitando materiais que seriam descartados, como papel e outros.

O projeto foi selecionado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). As oficinas iniciaram em 06 de março e encerram no dia 08 de maio. As aulas são realizadas no Ateliê Arte Educação, em Chapada dos Guimarães. Nas oficinas, os 32 alunos inscritos aprendem sobre esta arte que Iva pratica desde a adolescência.

Além do uso de materiais recicláveis, as oficinas ensinam como aplicar flores e folhas desidratadas, materiais das artes visuais como lápis de cor e tintas. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar a experiência de produzir artigos de papelaria como cartões, marcadores de livros, capas de cadernos, e peças utilitárias e decorativas como luminárias, quadros, potes e porta lápis.

“É preciso estimular os dons artísticos, incentivar a reflexão e a observação do mundo ao redor. Fora das telas de smartphones, tablets e computadores, existe uma riqueza natural à disposição de todos. A arte precisa de tempo, espaço, sensibilidade, reflexão e principalmente ação”, pontua a professora Iva Marques Rocha.

As turmas são acompanhadas por Iva e pela professora monitora Fernanda Marimon. A produção de flores secas é realizada por Avani de Almeida Marques. Em razão da pandemia de covid-19, as aulas são realizadas em local aberto e com turmas reduzidas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários