Selko Internet superbanner
Pelé supermercado
QUEIMA PRESCRITA

ICMBio realiza ação de prevenção a incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

A queima prescrita acontece nesta terça-feira (4/5), entre 10h e 14h

04/05/2021 09h13
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

O ICMBio - Chapada dos Guimarães comunicou que a Brigada do Parque Nacional, realizará nesta terça-feira (4/5), entre 10h e 14h, uma queima prescrita prevista no plano de manejo integrado do fogo deste ano, na trilha de acesso ao Morro São Jerônimo. A fumaça dessa queima poderá ser vista por quem visita o atrativo, bem como de outros pontos na vizinhança. 

As queimas prescritas são realizadas como prevenção aos incêndios que acontecem no período da seca. Ao longo do ano, a grande quantidade de material que se deposita no solo acaba virando combustível para o fogo, que pode acabar se tornando um grande incêndio. Com as queimas prescritas, brigadistas direcionam focos de fogo controlados pelo terreno, evitando que o acúmulo de material vegetal alimente as chamas na época de maior incidência dos incêndios. 

Com a proximidade da temporada de estiagem, o instituto seguirá um cronograma de prevenção aos incêndios em todo o País, implementando medidas de prevenção. 

Como é realizada a ação 

Com o auxílio de equipamentos chamados pinga-fogos, abastecidos com uma mistura de gasolina e óleo diesel, os brigadistas direcionam pequenos focos de fogo pelo terreno. A segunda etapa, também realizada pelos brigadistas, é feita com abafadores e bombas costais de água e caminhões-pipa. Realizadas neste momento mais úmido e com temperaturas mais baixas, as ações preveem que o fogo se apague sozinho e naturalmente, sem necessidade de grandes intervenções.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários