Pelé supermercado
Selko Internet superbanner
NOVO DECRETO

Prefeitura de Chapada publica novo decreto que permite realização de eventos mesmo com risco de uma terceira onda da Covid-19

Só neste ano já foram registrados 53 óbitos na cidade, durante o primeiro semestre, o número praticamente triplicou em comparação ao ano de 2020

23/05/2021 08h55Atualizado há 1 mês
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Hadassah Luz

Duas pessoas morreram entre os dias 17 e 20 de maio, em Chapada dos Guimarães, devido às complicações causadas pela Covid-19. O município está na classificação amarela (risco moderado), e mesmo assim, a Prefeitura cogita realizar evento público com show da dupla Nico Lau após publicar novo decreto.

De acordo com os dados do Boletim epidemiológico de sexta-feira (21), em 2021 já foram registrados 53 óbitos na cidade, durante o primeiro semestre, o número praticamente triplicou em comparação ao ano de 2020 que registrou 21 óbitos entre os meses de março e novembro.

Diante desse cenário, a Prefeitura publicou um novo decreto que permite eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, leilões, cinemas, museus, teatros, jogos e treinamento de práticas esportivas (futebol, vôlei, futsal, handebol, futevôlei, futevôlei de mesa e congêneres).

Um desses eventos está previsto para acontecer no próximo sábado (29), O Notícias de Chapada teve acesso a um documento enviado pela produção da dupla Nico e Lau à Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

No documento a produção dos artistas confirma a data do evento, “1° Cine Cidadania”, que será realizado na praça do festival, além de pedir uma contrapartida.

De acordo com o decreto 874, de 25 de março, os eventos devem respeitar o limite de 70% da capacidade máxima do local, observados os limites de horário de segunda a domingo, das 07h às 00h (inclusive feriados).

Em Chapada já foram registrados o total de 5.444 notificações, 1.530 testaram positivo para a doença, 1.393 pacientes recuperados, 57 estão em isolamento domiciliar, seis pacientes estão internados.

De acordo com a Secretária de Saúde Rosa Blanco, Chapada está preparada para enfrentar a terceira onda da Covid-19, porém, ela adverte que a população age como se o risco de contaminação já estivesse acabado.

“Eu estou bastante preocupada, essa terceira onda chegando, nós estamos nos preparando com oxigênio, medicamentos, com toda equipe, exames, nós estamos preparados, a esperança é que não chegue, mas a situação é preocupante. As pessoas não estão fazendo as medidas de segurança, o comportamento da população é como se o vírus estivesse acabado. Vale lembrar que Chapada não tem UTI”. 

A secretária atribui o aumento do contágio no município como um reflexo da data comemorativa do dia das mães, eventos e festas. Rosa lembra ainda que Chapada está em um nível muito baixo ainda em relação à vacinação, como em todo Brasil. 

O outro lado:

O Notícias de Chapada entrou em contato com a Secretária de Cultura do município e com a assessoria da Prefeitura, até o fechamento desta edição não tivemos nenhum retorno de ambas as partes.

3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários