Selko Internet superbanner
Pelé supermercado
BRIGADISTAS

Comunidades rurais de Chapada recebem curso para formação de brigadistas voluntários

Pelo menos 50 pessoas se inscreveram para participar do curso que será realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho

28/05/2021 13h25Atualizado há 4 semanas
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Hadassah Luz
Foto: ICMBio
Foto: ICMBio

As Comunidades PA Quilombo, PA Mamed, João Carro e Botafogo, em Chapada dos Guimarães, vão receber o primeiro curso de formação voluntária de brigadistas rural contra incêndio.  Pelo menos 50 pessoas se inscreveram para participar do curso que será realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho. 

De acordo com o Presidente da Associação do PA Quilombo, Edmar Amorim, o curso será ministrado pelo coronel Bombeiro Militar, RR Barroso, todos os participantes receberão certificado após a conclusão.

“Essa brigadista não é remunerada, ela é voluntária, as comunidades que estão se unindo para formar essa brigada, todos os equipamentos que foram doados pela SOS Pantanal ficarão na responsabilidade da Associação do PA Quilombo”. 

De acordo com Amorim, os voluntários vão receber o preparo necessário para combater os incêndios, além de todo o suporte necessário durante o período das queimadas. 

“Desde 2017 eu faço parte de um fórum e através desse fórum a gente mostrou a necessidade de ter uma brigada contra incêndio no PA Quilombo, todo ano tem uma serra, o Morro Grande, faz três anos que ele sofre com as queimadas”. 

O presidente relata que, a necessidade de uma brigada contra incêndio na comunidade se deu devido a situação que ocorreu no pantanal no ano de 2020.

A Instituição SOS Pantanal está dando todo o suporte necessário, como a doação de equipamentos adequados para o combate e integração com o corpo de bombeiros, para que as ações sejam ordenadas e eficientes, dando maior segurança para os brigadistas e mais agilidade no combate às chamas. 

“A gente se viu na necessidade de fazer algo nesse sentido, já vínhamos conversando há muito tempo e acabamos conseguindo trazer essa brigada”. Finalizou.

Os organizadores pedem doações de alimento para os tutores e alunos que realizarão o curso. Algumas pessoas já estão se mobilizando para captar as doações. Quem puder colaborar, basta entrar em contato com Rosemeiry da Casa Solidária: (65) 999266422

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários