Selko Internet superbanner
Pelé supermercado
TREINAMENTO

Léo Rocha, especialista em técnicas naturais de sobrevivência, ministra aula para militares do 6° CPCIF

Ele foi protagonista do programa "Desafio em Dose Dupla Brasil", do Discovery Channel

12/07/2021 17h52
Por: Luciana Bonfim
Fonte: CBMMT

Instruendos do 6° Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (6° CPCIF) puderam acompanhar nesta quinta-feira (08/07) uma aula com Leo Rocha, especialista em técnicas de sobrevivência na natureza e que é protagonista na série “Desafio em Dose Dupla Brasil” do canal por assinatura Discovey Channel. A instrução ocorreu no campo da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.

O principal objetivo da instrução foi capacitar os bombeiros militares para identificação e obtenção de elementos naturais que sirvam como socorro medicinal e de fontes de alimentos no ambiente de combate aos incêndios.

Na aula, Leo Rocha apresentou como identificar espécies de árvores e plantas e orientou os alunos sobre as utilidades de cada espécie. Foram expostas também técnicas indígenas de sobrevivência a campo.

Além disso, foi abordado pelo palestrante métodos de obtenção do fogo. Leo apresentou como conseguir acender pelo meio elétrico, químico e por fricção.

Participaram 36 alunos da instrução, sendo 7 dos estados de Mato Grosso do Sul, Acre, Rio Grande do Norte, Pará e Piauí.

Leo explicou que algumas plantas têm forte potencial de queima, mas que os responsáveis pelo incêndio são outros. “Essa planta que leva culpa do fogo pegar sozinho na mata. Muitas vezes ela leva essa culpa injustamente, porque o fogo não foi sozinho. Foi criminoso”, esclareceu sobre uma gramínea conhecida como pata de ema.

As técnicas indígenas de sobrevivência Leo Rocha aprendeu com tribos do Xingu. Aos 11 anos de idade, Leo foi para a comunidade indígena. O Pajé Tucumã de chegou a chama-lo de “Menino Branco Coração de Índio”. No programa do Discovery, Leo junto com o Coronel Leite, especialista em técnicas militares, retratam como sobreviver em áreas remotas e chegar em áreas de civilização.

Durante a temporada de incêndio de 2020, Leo Rocha colaborou no combate das chamas em Chapada dos Guimarães.

O 6° CPCIF

O Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais tem por finalidade preparar os instruendos para o combatente de incêndios florestais que atuarão em fases de preparação, prevenção, resposta e responsabilização aos incêndios florestais.

São quase dois meses de cursos com disciplinas diversas, como sobrevivência em ambientes remotos, navegação terrestre, tecnologias aplicadas, meteorologia, prevenção e combate a incêndios. Ao todo, a carga horária chega a 520 horas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários