Pelé supermercado
Farmácia
ESTIAGEM

A cachoeira Véu de Noiva do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães secou

Com a falta de chuva a queda de 86 metros está imperceptível

29/08/2021 07h47Atualizado há 3 semanas
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

Um dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso, a cachoeira Véu de Noiva, localizada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães esta seca. 

O Véu de Noiva tem origem graças à água do Rio Coxipó, que nasce em uma Serra em Chapada. Com a seca, a queda de 86 metros está imperceptível. Assim como o abastecimento e fluxo de outros rios que também recebem a mesma água, como o Claro, Mutuca, até a margem esquerda do Cuiabá, já no São Gonçalo Beira Rio. 

A prefeitura de Chapada já decretou situação de emergência por conta da seca que atinge a região e, por isso, foi publicado uma série de medidas para minimizar a crise hídrica. Das 70 comunidades rurais que ladeiam o município, 22 correrem o risco de ficarem desabastecidas.  

Seis delas já estão sendo abastecidas semanalmente com água potável de caminhão pipa. A seca é um reflexo direto da falta de chuva na região e com a chegada de estiagem, os córregos naturais estão secando e se transformaram em poças. 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários