Farmácia
Pelé supermercado
VÉU DE NOIVA

Por que o esta imagem é tão grave?

Então, não é vida que segue. É vida que morre, mesmo!

Flávia Pires

Flávia PiresDo tempo que Plutão era planeta, uma nômade sedentária e pequenos infinitos.

03/09/2021 09h05
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Flávia Pires

Vereda é a vegetação que forma uma espécie de “esponja” retendo a água da chuva nos períodos de seca. As veredas agem como funil liberando as águas que caem no período das chuvas para os rios de forma lenta e gradual, fazendo assim, com que o fluxo das águas sejam perenes, por todo ano, mesmo com o tempo de estiagem. Acontece que, quando se planta para agricultura ou pecuária, se devasta próximo, também, das cabeceiras dos rios, em alguns casos, desrespeitando as legislações ambientais já fragilizadas nos últimos anos. 

Diante da degradação ambiental, temos um regime artificial causado pela ação humana de erosão e compactação do solo. Desta forma, solos férteis ganham aspecto de crateras lunares ou de até muita coisa pior. 

Hoje, no lugar de termos uma esponja, temos uma base reta que escorre a água da chuva imediatamente sem nenhum tipo de retenção. 

Veredas, matas ciliares e demais matas destruídas a serviço do interesse econômico de poucos, atinge a vida de todos.

Então, não é vida que segue. É vida que morre, mesmo! 

A minha e a sua… este é o retrato da morte de um bioma que abriga peixes e toda uma diversidade dependente desta água aí.

Querem dilapidar a educação nacional por que boas aulas de geografia nos ensinam sobre veredas, matas ciliares e a importância da preservação do meio ambiente.

A nossa indiferença sobre este fato não é só falta de consciência, mas certa ignorância. Ou seja, é uma morte em muitas camadas. É uma política de morte da educação, do meio ambiente e do nosso senso de humanidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários