Farmácia
BAJ COMBATE AO FOGO

Brigada Autônoma do Jamacá realiza contação de história em Chapada

"A fuga da bicharada e o caso do fogo pulão", tem o intuito de promover educação ambiental para comunidades chapadenses

18/09/2021 09h23Atualizado há 1 mês
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação com informações da assessoria

A brigada autónoma Jamacá, começou suas atividades em 2019 quando ocorreu um incêndio na mata às à margem esquerda do Ribeirão Jamacá e em 2020, o fogo chegou ainda mais perto, ali na região do Eloir e a comunidade do Jamacá precisou se organizar para combater o fogo.

Os brigadistas entendem que com um crescimento de mais de 380% dos focos de incêndio em 2019 e mais de 280% no ano de 2020,  era necessário que eles se organizassem para fazer esse enfrentamento de maneira adequada.

E assim fizeram. No ano de 2020 o grupo fez uma campanha que os apoiou na estruturação e compra de equipamentos.

Nesse ano, eles fizeram formação para brigadistas, formação para uso de rádio e comunicação e primeiros socorros e fizeram também um projeto que complementou a estruturação da base, que é pelo “Fundo Casa” e atualmente eles têm o apoio do “Grupo Semente”, que é uma organização não governamental, que atua aqui na Chapada dos Guimarães desde dois mil e cinco.

A contação de histórias, “Histórias de Alumiar” é uma atividade de educação ambiental que busca abordar o tema do fogo de maneira lúdica e promover o diálogo com toda a população sobre a questão dos incêndios.

A BAJ acredita que é necessário trabalhar com a prevenção, com a educação ambiental, com o diálogo com a comunidade, com a sociedade no entorno desse tema tão delicado. Pois o fogo ele é parte da vida das pessoas. Assim, tradicionalmente as pessoas usam fogo pra ̈limpar ̈ e com as mudanças climáticas, é necessário que se repense as formas tradicionais e se crie adaptações a essa nova realidade do clima que a gente tem nesse momento.

Na história que será contada hoje, o grupo traz esse impacto do fogo e a necessidade de mudar práticas que são antigas e repensar maneiras de adaptar essas mudanças.

A ação também traz o fato dessa mudança do clima aqui na Chapada. Há vinte anos atrás nós tínhamos frio, na Chapada e hoje esse frio não acontece mais. 

COMO COLABORAR 

Na Brigada Autónoma Jamacá- BAJ, precisamos do seu apoio para manter o diálogo permanente com a sociedade, atuando por meio de ações de comunicação e educação ambiental, para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o uso indevido do fogo e suas consequências para a saúde e o meio ambiente. 

Doe agora:

Banco Sicredi (748)

Ag: 0802 | Cc: 14586-4

CNPJ/PIX: 07.489.480/0001-45

Grupo Semente, Semeando para o desenvolvimento socioambiental 

Valorize e apoie as brigadas comunitárias que atuam na sua região! 

SERVIÇO – Contação de história

A fuga da bicharada e o caso do fogo pulão.

Uma iniciativa da Brigada Autônoma Jamacá- BAJ, com apoio do Grupo Semente e Fundo Casa.

Onde: Bairro Olho D’água, próximo à horta comunitária Santa Edivirges.

Horário: 17h30 - 18 de setembro 

#BAJ #BrigadaAutonomaJamaca #IncendiosApagamVidas #ChapadaSemFogo

#ApoieaBAJ

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários