Farmácia
+ DE 50

Chapada recebe Feira da Saúde no fim de semana

Foram atendidos gratuitamente moradores da zona urbana e rural

27/09/2021 09h38
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

Neste fim de semana o Lions Clube realizou uma grande Feira de Saúde, na sede da entidade em Chapada dos Guimarães. Dezenas de pessoas das zonas rural e urbana, com mais de 50 anos, foram o público alvo da feira, que ofereceu serviços de medição de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial e dicas de saúde e realização de exames para detectar catarata e de acuidade visual.

Segundo a ex-governadora do Lions Clube do Distrito LB-4, que atua apoiando o evento em Chapada, explicou que, por meio desta ação, se quer levantar dados fidedignos sobre quem precisa de cirurgia [catarata e pterígio]. Segundo Cláudia, com o índice real da demanda reprimida será feito um convênio com a Prefeitura de Chapada, previsto para ocorrer em novembro. Com o apoio da prefeitura, e  celebração do convênio, as cirurgias serão realizadas no Instituto  Lions da Visão, em Cuiabá.

O público-alvo da feira foi atendido na sede do Lions em Chapada, das 8h às 15h. Para o atendimento foram exigidos pessoais e o cartão do SUS. No sábado (25), foram atendidas pessoas da zona rural e, no domingo (26), no mesmo horário, moradores da área urbana.

O serviço de acuidade visual foi uma oportunidade para quem compareceu à feira ficar sabendo como anda a saúde dos olhos. Após os 50 anos, as pessoas correm o risco de ter catarata devido ao envelhecimento do tecido do cristalino que se torna mais duro e opaco levando à perda progressiva da visão.

O evento foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapada, que deverá encaminhar as pessoas com problemas visuais detectados para consulta oftalmológica no Instituto Lions da Visão em Cuiabá. Lá será realizada cirurgia caso seja necessário. Portadores de pterígio (crescimento de um tecido avermelhado em um ou dois olhos) também passarão por uma consulta futuramente. E todos com apenas problema de visão para perto ou para longe saíram da consulta com a receita para fazer os óculos.

 “A estimativa é que dez por cento das pessoas atendidas nas consultas precisem fazer a cirurgia”, explicou Cláudia. Ela informou, ainda, que futuramente será realizado um evento para pessoas com idade abaixo dos 50 anos, já que pessoas mais jovens também podem sofrer de catarata, que pode ser congênita ou causada por algum acidente.

O presidente do Lions Clube de Chapada, Luiz Paulo Pereira da Silva, detalhou que as pessoas atendidas na Feira da Saúde também puderam realizar um ato em favor de quem necessita, doando alimentos, roupas e também lixo eletrônico, cuja renda obtida será revertida em benefício da própria sociedade por meio de ações desenvolvidas pelo Lions.

Cerca de 40 pessoas atuaram na feiraque, além do apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, contou também com assistência do Sicredi, e das entidades Ação entre Amigos & Amigos da Serra Acima. Esta ação integra as causas globais do Lions Clubs International, que são cinco: Visão, Meio Ambiente, Câncer Infantil, Combate à fome e Diabetes.

(Com assessoria)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários