Farmácia
SEGUNDA VERMELHA

Sede do Lions recebe doadores de sangue

Nesta terça-feira, equipe do Hemocentro-MT, estará em Chapada dos Guimarães

27/09/2021 11h07
Por: Laura Matos Lucena
Fonte: Da redação

Nesta terça-feira, 28.09, das 8h30 até às 16h30, o Hemocentro-MT estará em Chapada dos Guimarães, na sede de serviços do Lions Clube, com a campanha “Salve Uma Vida, Doe Sangue”. O deslocamento do Hemocentro para cidades do interior se deve ao fato de que, com a pandemia, houve uma redução considerável no número de doações de sangue em Mato Grosso.

Oficialmente a queda no número de doadores, de 2019 para 2020, quando começou a pandemia, foi de 37%. Muitos doadores, especialmente os do grupo de risco, passaram a ter receio de ir até o banco de sangue e se deparar com a covid-19.

Para evitar qualquer risco, no entanto, o Hemocentro vem adotando todas as medidas necessárias para dar mais segurança aos doadores, como a possibilidade de acompanhar os estoques de cada tipo sanguíneo on-line e o tempo de resguardo para quem teve Covid-19 ou tomou vacina para a doença.

Durante a campanha do Junho Vermelho, muitos órgãos públicos e privados buscam fazer parceria para que seus colaboradores se solidarizem com toda a população. Essas parcerias são fundamentais para que continuem com os doadores de repetição, que são aqueles que vão sempre e são fundamentais para que o órgão consiga manter os estoques de sangue necessários.

Em Chapada dos Guimarães o Hemocentro conta com o apoio do Lions e da Prefeitura, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde.

Podem doar todas as pessoas saudáveis, com mais de 50 kg, dos 16 aos 59 anos. Se tiver menos de 17 deve vir acompanhado de um representante legal para acompanhar o procedimento. Quem teve Covid-19 com um quadro mais leve, pode fazer doação depois de 30 dias.

Se tomou a vacina da Pfizer ou AstraZeneca é preciso aguardar sete dias para doar. Se tomou Coronavac precisa aguardar 48 horas para fazer a doação de sangue.

A pessoa deve ir alimentada. Se for após o horário de almoço deve aguardar 2 horas depois de se alimentar para doar. Também é necessário levar documentos pessoais com foto, ter dormido bem na noite anterior porque o repouso é fundamental para uma doação de sangue segura.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários