Farmácia
COMPLEXO COVID

Atividades do Complexo de Covid-19 de Chapada são encerradas

Secretaria de Saúde comemora zero de internação e nenhum leito de UTI ocupado

27/09/2021 15h06Atualizado há 4 semanas
Por: Laura Matos Lucena
Fonte: Da redação (Com Cortez da Rádio Mirante)

Chapada dos Guimarães há algum tempo não registra mortes por covid-19 e hoje, com nenhuma internação hospitalar e zero de pacientes na UTI, comemorou encerrando o Complexo da Covid, no ginásio poliesportivo Carlos Soares da Silva. Porém, como o vírus continua circulando, todas as medidas sanitárias de segurança devem ser observadas e os casos suspeitos atendidos nas unidades de saúde municipais.

A ideia da Secretaria de Saúde é dos números da pandemia continuarem neste ritmo, desacelerando cada vez mais. A secretária municipal de saúde, Rosa Blanco, faz questão de enfatizar que isso não deve incentivar aglomerações, mas já permite que as atividades esportivas no município voltem a ocorrer, com medidas de distanciamento social, uso de máscaras, disponibilização de álcool e gel, medidores de temperatura corporal, vacinação.

O complexo foi fechado por se tratar de uma estrutura muito cara para o reduzido número de pacientes que buscavam atendimento para testes de covid. Segundo Blanco, a média de atendimento era de três pessoas por dia. A notícia foi dada durante uma coletiva à imprensa, realizada com a presença de toda a equipe que atuou na linha de frente. Atualmente 10 pacientes com covid-19 estão sendo acompanhados pela equipe de saúde na própria casa.

“É uma boa notícia, mas a gente não pode esquecer que a covid não acabou e as pessoas precisam continuar se cuidando”, destacou, pontuando que o custo de manutenção do complexo é muito alto e mantido pelo município. Os poucos casos suspeitos no município devem procurar atendimento, de agora em diante, nas unidades de saúde do município, tanto nas zonas rurais, quanto na urbana.

“Todos os testes feitos aqui (no complexo de covid) podem ser feitos nas unidades que estão preparadas. Teve sintomas, então procure o seu postinho de saúde. O pessoal da área rural já faz isso. Agora é a vez da área urbana dar continuidade.”, detalhou Blanco, que entregou as chaves do ginásio para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Mauro José Conceição de Paula, poder colocar em prática os projetos que visam o retorno das atividades esportivas na cidade. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários