Notícias de Chapada
Farmácia
BEM ESTAR ANIMAL

Zootecnista Bruno tem fala adiada na tribuna livre para a próxima sessão da Câmara

Ele vai falar sobre a atuação e propósitos de grupo de voluntários em defesa dos animais, cuja ação resultou em projeto de lei já apresentado em plenário

23/10/2021 10h30
Por: Laura Matos Lucena
Fonte: Da redação com informações da assessoria
Foto: Laura Lucena
Foto: Laura Lucena

Membros do grupo SOS Cães& Gatos - que já existe já algum tempo, mas ganhou volume na pandemia-, elaboraram um projeto de lei, cujo objetivo é dispor sobre a política do bem estar animal, estabelecendo normas de proteção, defesa e controle das populações de animais domésticos cães e gatos, no município. O projeto de lei já foi apresentado em plenário.

A fala do zootecnista Bruno Marrafon, líder do grupo SOS na tribuna livre, em defesa do projeto de lei, estava marcada para a sessão do dia 20.10, mas foi adiada para a próxima sessão, 29.10. Marrafon, atualmente, é coordenador da vigilância epidemiológica municipal. Também atua em apoio á Defesa Civil. Ele sempre foi referência no resgate de animais domésticos em estado de sofrimento ou abandono.

Ele e médica veterinária Marivanda Inez Rodrigues se dedicaram com afinco à elaboração do projeto de lei em pauta. Foi a médica veterinária Marivanda quem primeiro apresentou o projeto para os vereadores na noite do dia 08.10. Na próxima sessão ordinária dos vereadores Marrafon estará defendendo o projeto e explicando aos vereadores a importância do mesmo, bem como as ações que o Grupo SOS tem feito na cidade sem apoio de nenhum órgão público.

“Vamos comparecer em peso na sessão”, conclama Marrafon para os membros do grupo. Vale ressaltar que as sessões plenárias dos veradores podem ser assistidas pelo site da câmara e pelas redes sociais.

CASTRAMÓVEL

A mobilização em defesa dos animais também está atingindo os vereadores. È o caso da vereadora Rosa Lisboa (PL), que indicou ao deputado federal Emanuel Pinheiro Neto a doação de um “castramóvel”, veículo equipado para castração itinerante de animais domésticos e de rua.

Uma das formas que Bruno Marrafon defende em defesa dos animais é exatamente a castração, principalmente aqui em Chapada, onde os animais vivem nas ruas, não existe um abrigo público e os cuidadores já estão sobrecarregados com os bichos acolhidos. “O jeito é castrar para evitar que mais animais nasçam e sejam abandonados”, explica Marrafon.

Segundo a vereadora Rosa, a doação do veículo equipado para o serviço de castração de animais itinerante é de grande importância para a cidade, uma vez que há um grande número de animais nas ruas, o que poderá ser controlado através do serviço de castração, visto que estará colaborando para o controle populacional dos animais, principalmente daqueles que são abandonados nas ruas da cidade.

“Com o veículo equipado será possível o município prestar atendimento itinerante com castração de animais de ruas e também ofertar esse serviço ás famílias que não possuem condições financeiras para custear a cirurgia de castração” destacou a parlamentar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães - MT
Atualizado às 18h46
31°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
35°

Sensação

4.9 km/h

Vento

67.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Kombuxaê
anuncie aqui
Arranha Céu farmácia Ultra
Blogs e colunas
anuncie aqui
Rua Antiga
Últimas notícias
Mais lidas
anuncie aqui
Anúncio