Notícias de Chapada
Farmácia
ELEIÇÃO

População precisa fazer inscrição para votar em novos representantes do Conselho Estadual de Cultura

As inscrições serão feitas online e ficam abertas até 30 de novembro

09/11/2021 08h24
Por: Luciana Bonfim
Fonte: GOVERNO DE MT

Os cidadãos interessados em votar nas eleições do Conselho Estadual de Cultura (CEC) também precisam se inscrever para participar do processo. Para isso, devem acessar e preencher o formulário disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e atender aos pré-requisitos estabelecidos no Regimento Eleitoral. As inscrições ficam abertas até 30 de novembro.

Todo o processo de votação será online e o eleitor com inscrição validada receberá um email com link para acessar a cabine virtual no dia. Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e comprovar experiência em um dos segmentos culturais com vagas abertas. Além disso, é necessário ter pelo menos dois anos de residência no território onde pretende votar.

Cada pessoa terá direito a dois votos, um para segmento cultural e outro para território. Ao todo, são 14 vagas disponíveis para novos conselheiros representantes da  sociedade civil, que atuarão no colegiado durante o período de 2022 a 2026.

As vagas são divididas entre os seguintes segmentos culturais: artes cênicas, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música e rede de Pontos de Cultura. E os territórios mato-grossenses definidos no Regimento Eleitoral são: Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia. Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do documento.

Os candidatos às vagas de conselheiros do CEC também poderão votar, e ficam cadastrados automaticamente como eleitores. A lista com os nomes habilitados, tanto como eleitores quanto os candidatos, será divulgada no site da Secel, dia 15 de dezembro. 

Inscrições

As inscrições ficam abertas até 30 de novembro. Os links para os formulários poderão ser acessados no Regimento Eleitoral, que também descreve todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura (10.362) e do Conselho Estadual de Cultura (10.378). 

O Conselho

Regulamentado pela Lei 10.378/2016, o Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado vinculado à Secel. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da política pública cultural em Mato Grosso, o CEC tem competência deliberativa, normativa, consultiva e de fiscalização.

Ao todo, é composto por 28 membros e suplentes, sendo 14 deles os representantes dos segmentos culturais e territórios mato-grossenses, e outros 14 os conselheiros indicados pelo Poder Público.

Mais informações

Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site da Secel.

A equipe do Conselho Estadual de Cultura também está fazendo atendimento online para orientar e tirar dúvidas, por meio de um chat, disponibilizado no link do formulário de inscrição.

Outros contatos disponíveis são o e-mail [email protected] e telefones (65) 3613.0207 / 0231.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães - MT
Atualizado às 18h36
31°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
34°

Sensação

10.8 km/h

Vento

56.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Kombuxaê
anuncie aqui
Arranha Céu farmácia Ultra
Blogs e colunas
Rua Antiga
anuncie aqui
Últimas notícias
Mais lidas
anuncie aqui
Anúncio