Notícias de Chapada
Farmácia
MEIO AMBIENTE

Construção da ferrovia Vicente Vuolo será discutida em audiência pública

O debate irá ocorrer no dia 13 de dezembro próximo, às 9 horas, no plenário das deliberações deputado Renê Barbour

18/11/2021 09h27Atualizado há 3 semanas
Por: Laura Matos Lucena
Fonte: Da redação

As questões ambientais envolvendo a construção da ferrovia estadual Vicente Vuolo em Mato Grosso estarão em debate durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, no dia dia 13 de dezembro próximo, às 9 horas, no plenário das deliberações deputado Renê Barbour.

A audiência foi solicitada pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), durante sessão matutina desta quarta-feira (17). O requerimento para realização da audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi aprovado pleno plenário.

Segundo Avallone, que possui residência na Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães, as questões do licenciamento de ferrovias passam por discussões em audiências públicas e pela apresentação do Estudo de Impactos Ambientais, EIA/Rima. 

“Isso vai ser apresentado e, com isso, vamos discutir como é esse planejamento. Temos algumas propostas, entre elas a entrada de uma ferrovia verde ou um caminho verde, mostrando se na cidade verde a ferrovia vai chegar da mesma forma”, explicou Avallone.

De acordo com Avallone, outros assuntos pertinentes à construção da ferrovia estadual também serão debatidos. Com o licenciamento pronto, segundo o parlamentar, as obras devem ter início, caso não tenha nenhuma irregularidade com o meio ambiente, entre os meses de abril ou maio de 2022.

Avallone, que está presidindo a Comissão de Meio Ambiente, descartou qualquer possibilidade de impedimento ambiental, até o momento, para a construção da ferrovia estadual em seu traçado original. 

“É um traçado normal e natural, por isso não acredito que haverá problemas com a legislação ambiental. Não está passando perto de nada que seja negativo ao meio ambiente e nem para outras questões ambientais”, afirmou. 

Para o tucano, as discussões na audiência pública devem ocorrer de forma tranquila, e por isso é preciso ouvir todos os lados envolvidos tanto na construção da ferrovia, quanto aqueles que defendem o meio ambiente. 

O debate será presencial na Assembleia Legislativa. Mas também transmitido pela TV/ AL – canal aberto 30.1. Outras discussões devem ser realizadas tanto pela Sema, quanto pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt/MT).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães - MT
Atualizado às 16h41
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
36°

Sensação

10 km/h

Vento

55.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha Céu farmácia Ultra
Kombuxaê
anuncie aqui
Blogs e colunas
Rua Antiga
anuncie aqui
Últimas notícias
Mais lidas
anuncie aqui
Anúncio