Notícias de Chapada
CARACOL INDIANO

Caracol indiano e encontrado em Chapada dos Guimarães

Natural da Índia, o caracol é um possível hospedeiro de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite

02/12/2021 11h06
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

Um morador de Chapada dos Guimarães, fotografou uma espécie de caracol e encaminhou um e-mail para uma pesquisadora da Unesp, que confirmou ser de um “caracol indiano”, considerado perigoso e que pode transmitir doenças graves, como a meningite.

A espécie é investigada em pelo menos sete estados brasileiros. Natural da Índia, o caracol é um possível hospedeiro de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite.

Os pesquisadores já confirmaram a presença desses animais no Paraná e em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. 

Ao menos duas espécies de nematoides consideradas causadoras de doenças podem usar esse invasor em seu ciclo. O Angiostrongylus cantonensis, que pode provocar meningite ou meningoencefalite, e o Angiostrongylus costaricensis, que provoca a angiostrongilose abdominal, infecção que provoca dor semelhante à apendicite. 

A transmissão dessas doenças na Índia, por meio desses caracóis, já é bem documentada. Ainda não é possível saber se os indivíduos invasores identificados no Brasil estão infectados por esses nematoides, comuns em ratos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários