Notícias de Chapada
CALENDÁRIO RURAL

Empaer orienta produtores sobre novo calendário de controle do consumo da energia elétrica

Os canais de comunicação com a empresa de distribuição de energia são via email para os cadastrados ou aplicativos ON e whatsApp

10/01/2022 11h18Atualizado há 1 semana
Por: Luciana Bonfim
Fonte: EMPAER-MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) orienta aos produtores rurais sobre a atenção que devem ter com o novo calendário rural no controle da conta de luz. Remodelado, a ferramenta irá beneficiar 250 mil famílias que estão no campo, em todo Estado.

O gerente de Crédito Rural da Empaer, Mariano Batista Campos, destaca a importância de monitorar o consumo da energia. “É um processo importante, pois permite que o agricultor tenha um dado valioso a respeito da sua geração e consumo de energia elétrica, além da possibilidade de reduzir o consumo, por exemplo”.

Mariano explica que o produtor precisa solicitar junto à empresa de distribuição de energia o calendário, de acordo com a sua categoria, sendo que há nove especificações. “Não é um único calendário, cada categoria tem a sua particularidade”, destaca.

Cada calendário dispõe dos dados e o passo a passo para o controle e acompanhamento da conta de luz. No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade. De acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia do país têm a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso acontece porque as distâncias entre consumidores nestas áreas são muito maiores.

Mas com o calendário rural, o agricultor aprende a fazer a própria leitura de forma simples, prática e segura. “Nós incentivamos essa prática para que o consumidor tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa de contato direto com o medidor. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para gente, por meio de um dos canais de atendimento da empresa”, explica o gerente de serviços comerciais da Energisa, Murilo Marigo.

O calendário rural já está sendo entregue às famílias pelos leituristas no momento da medição e enviado via e-mail para os clientes que têm o endereço eletrônico cadastrado. Além disso, também está disponível nas agências de atendimento, no site energisa.com.br e ainda pode ser enviado via aplicativo Energisa ON e pelo WhatsApp da Gisa (atendente virtual) no (65) 99999-7974.

Recadastramento

Os produtores rurais que não realizaram o recadastramento, encerrado dia 31 de dezembro, e, perderam o desconto na conta de energia, podem reativar o beneficio pelo mesmo procedimento via canais de comunicação da Energisa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários