Sexta, 20 de Maio de 2022
65 99313-1286
Meio Ambiente QUEIMA PRESCRITA

Mirante Véu da Noiva deve ficar fechado por um dia para queimada prescrita no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Mirante Véu da Noiva deve ficar fechado por um dia para queimada prescrita no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

10/05/2022 19h47
Por: Luciana Bonfim Fonte: G1-MT
Mirante Véu da Noiva deve ficar fechado por um dia para queimada prescrita no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

O Mirante do Véu da Noiva, em Chapada dos Guimarães, ficará fechado na próxima quarta-feira (18) para uma queimada prescrita como forma de prevenção a incêndios, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Já as demais atividades turísticas irão funcionar normalmente. 

A partir das 13h o ponto turístico passa a ficar fechado na quarta-feira (18). A queima controlada deve durar das 14h30 às 19h30, de acordo com a previsão. 

Segundo o Instituto, serão realizadas operações de queimas prescritas ao redor da trilha de acesso ao ponto turístico, desde o começo do trecho até o mirante. A previsão meteorológica indicou a chegada de uma frente fria nos dias seguintes, com ventos fracos a moderados.

O trabalho dos brigadistas será feita entre 14h30 e 19h30. Quem trafega pela MT-251 ou mora na cidade irá se deparar com as chamas e fumaça vindos do local, mas não há risco, pois se trata de uma ação controlada pela brigada, segundo o ICMBio. 

Emergência ambiental

Desde o dia 1º deste mês passou a valer a situação de emergência ambiental, decretada pelo governo estadual. Essa medida se estende até novembro deste ano.

O objetivo desta ação busca diminuir o risco de propagação de incêndio em áreas rurais devido ao baixo índice de chuva e umidade no ar. Além disso, o período proibitivo de queimadas passa a valer entre 1º de julho e 30 de outubro. 

Durante a estiagem, o uso de fogo fica permitido para limpeza e manejo apenas em áreas previamente autorizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Já em zonas urbanas, qualquer incêndio segue estritamente proibido durante o ano todo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias