O Mirante do Véu da Noiva, em Chapada dos Guimarães, ficará fechado na próxima quarta-feira (18) para uma queimada prescrita como forma de prevenção a incêndios, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Já as demais atividades turísticas irão funcionar normalmente.
A partir das 13h o ponto turístico passa a ficar fechado na quarta-feira (18). A queima controlada deve durar das 14h30 às 19h30, de acordo com a previsão.
Segundo o Instituto, serão realizadas operações de queimas prescritas ao redor da trilha de acesso ao ponto turístico, desde o começo do trecho até o mirante. A previsão meteorológica indicou a chegada de uma frente fria nos dias seguintes, com ventos fracos a moderados.
O trabalho dos brigadistas será feita entre 14h30 e 19h30. Quem trafega pela MT-251 ou mora na cidade irá se deparar com as chamas e fumaça vindos do local, mas não há risco, pois se trata de uma ação controlada pela brigada, segundo o ICMBio.
Emergência ambiental
Desde o dia 1º deste mês passou a valer a situação de emergência ambiental, decretada pelo governo estadual. Essa medida se estende até novembro deste ano.
O objetivo desta ação busca diminuir o risco de propagação de incêndio em áreas rurais devido ao baixo índice de chuva e umidade no ar. Além disso, o período proibitivo de queimadas passa a valer entre 1º de julho e 30 de outubro.
Durante a estiagem, o uso de fogo fica permitido para limpeza e manejo apenas em áreas previamente autorizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Já em zonas urbanas, qualquer incêndio segue estritamente proibido durante o ano todo.
Mín. 6° Máx. 24°
Mín. 8° Máx. 27°
SolMín. 10° Máx. 28°
Sol