A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, afirmou que a Corte Eleitoral agirá com “severidade” nas ações de propagandas antecipadas no período pré-eleitoral.
“Uma coisa te digo: a partir do momento que chegar ao conhecimento nosso, o pleno do Tribunal irá agir com muita severidade. O que pudermos fazer para evitar, nós faremos”, disse.
As eleições municipais deste ano ocorrem no dia 6 de outubro e serão eleitos prefeitos e vereadores em todo País. A campanha eleitoral – período compreendido quando o candidato pode pedir voto – só se inicia, de fato, no dia 16 de agosto.
Antes da data, no entanto, a Justiça Eleitoral recebe denúncias de propaganda eleitoral antecipada, propaganda negativa contra opositores, e até disparo de fake news.
A presidente afirmou que os magistrados que compõem a Corte Eleitoral estão prontos para coibir a prática de fake news nas eleições.
“Não vamos permitir. Nós temos um grupo de juízes que são pertencentes ao tribunal pleno que estão se preparando participando de encontros para que possamos discutir e da melhor forma para que possamos coibir”, afirmou.
Mais eleitores
Ribeiro afirmou que atualmente o Tribunal está focado no cadastramento e atualização dos eleitores de Mato Grosso. Os cidadão que quiserem votar este ano tem até o dia 08 de maio para regularizar o título de eleitor.
“Precisamos aumentar o índice de eleitores no Estado de Mato Grosso”, disse.
Na eleição de 2022, 2.469.414 mato-grossenses estavam aptos a votar.
Sensação
Vento
Umidade