O Sesc Salgadeira recebeu, no domingo, dia 18 de agosto, o número recorde de visitantes desde que o Sesc-MT assumiu a gestão do complexo turístico de forma compartilhada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Ao todo, 1.749 pessoas, de diversos estados e países visitaram o local e aproveitaram para se refrescar e contemplar a natureza. Localizado na estrada que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães, o local é um patrimônio público do estado.
O número de visitantes no complexo turístico vem crescendo a cada mês, desde que a nova gestão compartilhada teve início. Em fevereiro foram 5.316 visitantes, no mês seguinte o número subiu para 6.828. Em abril, maio e junho, a média foi de 7.500 visitantes por mês. Já em julho, o número saltou para 12.733 turistas.
Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a expectativa é que o número de visitantes continue a crescer a partir das melhorias que já foram feitas no local e das que ainda estão por vir. “O Sesc-MT possui repertório na administração de pontos turísticos, como o Sesc Arsenal, que é um dos principais locais de visita de turismo do estado, e não temos dúvidas de que a Salgadeira se tornará referência no turismo não só de Mato Grosso, como do Brasil”, afirmou.
No total, desde fevereiro a julho deste ano, o Sesc Salgadeira já recebeu 47.199 visitantes. Aproximadamente 10 mil são turistas oriundos de outros estados, principalmente de São Paulo, Rondônia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O Sesc Salgadeira também é referência para o turismo internacional. Ainda de fevereiro a julho de 2024, aproximadamente 500 turistas de outros países visitaram o local, vindos principalmente dos Estados Unidos da América, Portugal, Inglaterra, Alemanha e Espanha.
Atualmente os visitantes do Sesc Salgadeira irão encontrar no local três áreas de banho, nos riachos e na famosa cachoeira, com cerca de 12 metros de altura, além de um mirante, a passarela elevada que leva até a queda d’água e muita recreação na área central da unidade. E terão disponíveis o estacionamento gratuito, com capacidade para 76 vagas para público geral, nove vagas distribuídas para o público prioritário como PCD, idosos e gestantes, três para micro-ônibus e cinco para ônibus.
O Complexo de Turismo Social e Lazer da Salgadeira foi incorporado ao Sesc-MT em setembro de 2023, após a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), quando a entidade atuou como interveniente.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Serviço
Sesc Salgadeira (Rodovia MT 251- Estrada para Chapada dos Guimarães, km 43, Cuiabá/MT)
Horário: 9 às 16 horas
Dias: de terça-feira a domingo
Entrada Gratuita
Sensação
Vento
Umidade