A Balsa do Distrito de João Carro, que faz a travessia pelo Lago do Manso até a Água Fria, está em fase de acabamento e deve ser colocada em funcionamento nos próximos dias.
O responsável pela empresa que está realizando a reconstrução da balsa, Erbe Fonseca, disse que a obra já está na fase final de pintura, acabamento e fixação de postes de iluminação.
De acordo com Fonseca, o espaço para veículos foi ampliado e agora comporta até 25 carros. A balsa também conta com iluminação noturna, porões ampliados e rebaixamento da rampa de acesso, para evitar danos aos para-choques dos automóveis. O rebocador, que carrega a balsa pelo Lago do Manso foi todo reformado e um novo motor foi instalado.
Segundo a Capitania dos Portos da Marinha, a suspensão da balsa ocorreu devido à necessidade de apresentação dos Planos de Navegação, adequação das estruturas das balsas e rebocadores, e a Certificação de Registro das Embarcações.
Erbe Fonseca garantiu ainda que toda a documentação já foi organizada. Na próxima semana, a balsa vai entrar na fase de testes junto à Capitania dos Portos, para garantir a liberação de navegação.
Balsas da Chapada
Por causa da formação do Lago do Manso, com a instalação da usina da Furnas Centrais Elétricas muitas comunidades ficaram isoladas, como Água Fria, que conta com pouco mais de 150 famílias, incluindo a comunidade próxima, Campestre.
As balsas foram viabilizadas por uma parceria entre o município de Chapada dos Guimarães e Furnas que encurtou as distâncias e facilitou a vida das comunidades.
Uma das balsas faz a ligação entre a comunidade de Água Branca e Chapada dos Guimarães pela Passagem do Sertãozinho. A outra balsa faz a ligação da comunidade de João Carro ao Distrito de Água Fria, pela Passagem do Mamão.
O funcionamento das balsas beneficia os moradores das comunidades de Buritizinho, Água Fria, Campestre, Peá do Jardim (onde existem assentamentos do Manso), Pingador, Varginha do Bom Jardim, Cachoeira Rica, João Carro, Sertãozinho e Água Boa.
Sensação
Vento
Umidade