A proprietária da Casa do Mel Apiários Buriti, de Chapada dos Guimarães, registrou um boletim de ocorrência na tarde de segunda-feira (02) contra uma ação de fiscalização realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em sua propriedade. A fiscalização ocorreu entre os dias 25 e 31 de agosto.
Na denúncia, a proprietária relatou que um dos integrantes do ICMBio entrou na propriedade, localizada nas proximidades do Portão do Inferno, arrebentou as correntes do portão e levou várias colmeias de abelhas. Ela afirmou ainda que diversos utensílios de trabalho foram danificados durante a operação.
A proprietária disse que foi orientada por seu advogado a registrar a queixa, uma vez que há um processo judicial relacionado à criação de abelhas na área, que tem histórico de ocupação irregular.
Segundo a fiscalização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, foram apreendidas cerca de 200 caixas contendo abelhas exóticas, que estavam em uma área considerada de ocupação irregular dentro da propriedade.
Fernando Xavier, chefe do Parque Nacional, destacou que a área em questão tem sido alvo de constante preocupação da fiscalização devido ao longo histórico de infrações ambientais registradas.
O material apreendido será mantido sob a guarda da equipe do parque até que seja determinada sua devolução ou outra destinação, conforme a legislação vigente.
Sensação
Vento
Umidade