SANTANA
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
QUEIMADAS

ICMBio começa a investigar causas do incêndio que atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Área devastada já é estimada em mais de nove mil hectares

17/09/2024 17h39Atualizado há 4 semanas
Por: Bárbara Rosa
Foto: ICMBio
Foto: ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu início ao processo de investigação das causas dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O fogo na região já consumiu aproximadamente 9.500 hectares, causando o fechamento dos atrativos turísticos na região.

Na última semana, um incêndio que havia sido controlado voltou a atingir o Vale da Benção. Conforme relato do brigadista Marcos Sguarezi, ele acredita que a ignição do fogo foi criminosa. 

Nesta segunda-feira (16), cerca de 35 brigadistas estiveram na linha de frente de combate aos incêndios florestais na área da Fazenda Chafariz, Córrego Porteira e Rio Claro.

Nesta época de estiagem a vazão do rio Coxipózinho fica reduzida, mas não seca totalmente, voltando a aumentar com a chegada das chuvas. O principal cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva, é formada por este rio.

As principais cabeceiras do rio Coxipó estão protegidas dentro do Parque Nacional. O rio é importante manancial para Cuiabá, sendo responsável pelo abastecimento de água para pelo menos 40% da população.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias