O governador Mauro Mendes (União) cumpre agenda em Brasília nesta quinta-feira (19). Em pauta, as queimadas que seguem avançando em um nível critico no Mato Grosso.
Na cidade, Mendes irá participar de uma audiência pública convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino para debater o cumprimento de medidas emergenciais de combater incêndios com representantes de 10 estados.
O encontro servirá para escutar os governos estaduais sobre a adoção de providências emergenciais determinadas em março pelo Supremo.
O gestor também foi convidado para uma reunião com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, para debater sobre o mesmo assunto. A princípio, o encontro seria conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, segundo interlocutores, houve receio que um debate direto com o chefe do Planalto poderia expô-lo ainda mais em meio à crise ambiental e de imagem porque passa o governo diante das queimadas.
O governo de Mato Grosso aguarda o repasse de recursos para reforçar o enfrentamento. Durante a coletiva nesta quarta-feira, o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, informou que há a possibilidade de repasse no valor de R$ 8 milhões.
"Há uma sinalização financeira no valor de R$ 8,9 milhões, do ministro da Integração e Desenvolvimento, Waldez Góes”, adiantou Fábio.
Sensação
Vento
Umidade