SANTANA
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
ELEIÇÕES 2024

Entenda a lei que proíbe candidatos de serem presos a partir deste sábado

Conforme a lei, todos os candidatos postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador ficarão “imunes” durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições municipais

21/09/2024 08h02
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Primeira Página

A partir deste sábado (21), candidatos que disputam as eleições municipais não poderão ser detidos ou presos, exceto se forem pegos em flagrante. Essa regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965)

Conforme a lei, todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador ficarão “imunes” durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições municipais. O pleito será dia 6 de outubro.

Para a Justiça Eleitoral, o objetivo dessa regra é garantir equilíbrio na disputa e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar ou o afastar os envolvidos de suas campanhas eleitorais.

Todavia, vale lembrar que caso isso ocorra, o candidato deve ser conduzido de imediato ao juiz competente que verificará a legalidade na detenção. Na ausência de flagrante, o magistrado deve relaxar a prisão.

Para os eleitores, a “imunidade” é válida por 5 dias antes do primeiro turno, salvo casos de flagrante também.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias