SANTANA
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
EMERGÊNCIA

Incêndio atinge Vale das Águas Claras e Defesa Civil pede evacuação; veja vídeos

Orientação da Defesa Civil é a evacuação imediata dos moradores; incêndio atinge a Gleba do Monjolo desde o domingo (22)

23/09/2024 15h10
Por: Bárbara Rosa

Um incêndio florestal de grandes proporções, e com várias frentes ativas de fogo, está atingindo casas e áreas rurais no Vale das Águas Claras na tarde desta segunda-feira (23), em Chapada dos Guimarães. O fogo está avançando desde a manhã de domingo (22), descendo a serra da Gleba do Monjolo em alta velocidade.

Segundo a Defesa Civil de Chapada, o incêndio já consumiu mais de oito quilômetros até a manhã desta segunda-feira (23). Equipes estão trabalhando no local, mas há dificuldade em atuar sobre o terreno afetado devido à proporção das chamas.

Nos grupos da cidade no WhatsApp, moradores demonstram desespero com a aproximação das chamas e pedem ajuda. Eles indagam os motivos da retirada da base do Corpo de Bombeiros, montada em Chapada para atender aos focos de incêndio na região do Atmã no último mês.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, três equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso continuam no município, sob orientação do Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, que também faz monitoramento da região com satélites de alta tecnologia.

Destas três equipes, duas foram encaminhadas para Monjolo, onde fazem o combate direto das chamas junto à Defesa Civil e brigadas autônomas. Ainda assim, o incêndio não pôde ser contido, e segue avançando na região.

A orientação da Defesa Civil é de que os moradores realizem a evacuação das casas, retirando os animais caso seja possível.

Vídeos mostram destruição causada pelo fogo; veja:

4comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias