SANTANA
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
MUITO INSALUBRE

Estiagem, queimadas e calor intenso prejudicam qualidade do ar em Chapada dos Guimarães

Partículas finas decorrentes da queima de combustíveis fósseis e de matéria orgânica afetam a qualidade do ar; cuidados devem ser redobrados

24/09/2024 10h49Atualizado há 3 semanas
Por: Bárbara Rosa
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As queimadas que tomam conta do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e do município, junto com o calor intenso e mais de 150 dias sem chuvas, elevaram o índice de qualidade do ar na cidade para muito insalubre. A informação é da maior plataforma gratuita de informações sobre qualidade do ar em tempo real, a IQAir.

Nesta terça-feira, o Índice de Qualidade do Ar (IQA) em Chapada dos Guimarães é de 202, considerado muito insalubre. De acordo com a plataforma, o maior poluente que afeta a qualidade do ar na cidade são as partículas finas, 30 vezes menores que a espessura de um fio de cabelo humano, decorrentes da queima de combustíveis fósseis e de matéria orgânica, ou seja, principalmente das queimadas.

Para prejudicar ainda mais a situação, não há previsão de chuvas para as próximas semanas e os termômetros devem marcar acima dos 38°C nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A orientação para o período é evitar exercícios físicos ao ar livre, manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada do ar poluído, utilizar purificadores de ar e usar máscaras quando estiver em ambiente aberto. 

A hidratação também deve ser mantida, além de evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Crianças e idosos, que mais sofrem durante os períodos de estiagem, devem ter cuidados redobrados. 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias