As queimadas que tomam conta do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e do município, junto com o calor intenso e mais de 150 dias sem chuvas, elevaram o índice de qualidade do ar na cidade para muito insalubre. A informação é da maior plataforma gratuita de informações sobre qualidade do ar em tempo real, a IQAir.
Nesta terça-feira, o Índice de Qualidade do Ar (IQA) em Chapada dos Guimarães é de 202, considerado muito insalubre. De acordo com a plataforma, o maior poluente que afeta a qualidade do ar na cidade são as partículas finas, 30 vezes menores que a espessura de um fio de cabelo humano, decorrentes da queima de combustíveis fósseis e de matéria orgânica, ou seja, principalmente das queimadas.
Para prejudicar ainda mais a situação, não há previsão de chuvas para as próximas semanas e os termômetros devem marcar acima dos 38°C nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A orientação para o período é evitar exercícios físicos ao ar livre, manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada do ar poluído, utilizar purificadores de ar e usar máscaras quando estiver em ambiente aberto.
A hidratação também deve ser mantida, além de evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Crianças e idosos, que mais sofrem durante os períodos de estiagem, devem ter cuidados redobrados.
Sensação
Vento
Umidade