COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
SANTANA
CURTA-METRAGEM

Filme rodado em Chapada integra mostra internacional em São Paulo

Curta-metragem Avós do Brasil foi filmado e na Comunidade Quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães

26/09/2024 15h47Atualizado há 2 semanas
Por: Bárbara Rosa
Foto: Perseu Azul
Foto: Perseu Azul

O curta-metragem Avós do Brasil, dirigido por Oz Ferreira e filmado e na Comunidade Quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães, fará parte da programação de filmes da Mostra Ecoperformance Film Festival, de 1 a 5 de outubro, no Sesc Pompeia em São Paulo.

O evento é uma mostra interdisciplinar, com performances ao vivo e exibição cinematográfica. Avós do Brasil é um dos 21 filmes selecionados e será apresentado todos os dias, das 10h às 22h, na Área de Convivência do Sesc por meio de quatro monitores. Realizadores de 19 países participam.

Avós do Brasil é um vídeoarte que coloca em evidência as demandas de comunidades rurais de Chapada dos Guimarães, partindo das memórias afetivas de mulheres quilombolas. A obra aborda de forma poética a diáspora africana por meio das manifestações culturais vivenciadas na comunidade.

"Pra gente é importante participar dessa mostra por estarmos levando, através da arte e da nossa poética, as vozes de um Brasil profundo para o mundo", afirma a diretora Oz Ferreira.

O filme foi produzido em 2021, durante o processo de montagem do espetáculo de dança “Quilombo de Nanã”, do Grupo Elementares do Quilombo, também com direção de Oz Ferreira e coreografia de Tatiana Reis, contemplado no Edital MT Nascentes da Lei Aldir Blanc.  

Ainda em 2021 a obra foi selecionada para o 26º Salão Jovem Arte MT - Despertar Discos Imaginais. Em 2022 esteve no 2º Festival Internacional de Eco Performance da Taanteatro Companhia. Em 2023, o trabalho foi indicado e fez parte
da 3ª Mostra Cinema de Quilombo no Cine Santa Tereza - MG, além de ser parte da programação das Ativações na exposição Bio, no MACP-UFMT.

Neste ano, a obra ganhou trilha sonora original produzida por Paulo Monarco e foi exibida no Teatro Zulmira Canavarros
compondo a dramaturgia projetada no espetáculo Quilombo de Nanã.

Avós do Brasil tem Rosano Mauro Jr. na Direção de Fotografia, Oz Ferreira e Perseu Azul na Edição e Montagem, e a produção de Elementares do Quilombo, Cérberos Filmes e Roça de Sal - Viveiro Cultural. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias