SANTANA
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - outubro - topo
QUEIMADAS

Bombeiros de Santa Catarina atuam no combate às chamas em Chapada dos Guimarães

Equipes atuaram neste sábado (28) no combate ao fogo que teve início no Morro do Bom Jardim

29/09/2024 12h49Atualizado há 2 semanas
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Assessoria
Foto: Mario Friedlander
Foto: Mario Friedlander

Quatro equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciaram sua atuação em Chapada dos Guimarães nesta semana. Os bombeiros catarinenses se apresentaram ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar em Cuiabá na última quarta-feira (25).

Além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso em Chapada tem dificultado o acesso aos locais. Segundo o sargento Adriano Fabrício Boit, as equipes enfrentaram muita dificuldade porque o fogo estava morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno.

As equipes atuaram neste sábado (28) no combate ao fogo que teve início no Morro do Bom Jardim. 

"Foi utilizada a técnica de contra-fogo, juntamente com o ataque direto em muitos locais, pois as chamas já estavam se aproximando muito da base onde estávamos. O trabalho foi muito bem executado, e hoje essa área já está contida e a situação foi resolvida”, afirmou.

No total, vinte bombeiros divididos em cinco equipes estão atuando em diferentes regiões do estado. "Nos apresentamos ao comando local, e a estratégia adotada foi dividir nossa equipe para que possamos atuar nos locais mais críticos", explicou o comandante da operação, capitão Douglas Thomaz Machado.

A atuação também está sendo realizada nos municípios de Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento, todas áreas amplamente atingidas. Apesar de divididas, as cinco equipes do CBMSC estão totalmente equipadas para o combate, como explica o sargento Jacques Douglas Romão.

"Cada equipe conta com seu kit pickup, que é um equipamento instalado sobre a viatura, com capacidade de levar água até os incêndios florestais. Nos deslocamos em uma viatura 4×4, que possibilita um combate mais eficiente. Além disso, utilizamos mochilas costais, que nos permitem chegar o mais próximo possível do fogo, e também batedores, abafadores e motosserras, para, se necessário, realizar aceiros e evitar que o fogo se propague", afirmou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias