Após o fechamento do espaço dedicado aos animais no Beto Carrero World, em Santa Catarina, a ONG Princípio Animal está lutando na justiça para que a elefanta Baby, de 32 anos, seja transferida para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães.
No dia 16 de outubro, a entidade conseguiu uma liminar para suspender a transferência de Baby para um zoológico de São Paulo, afirmando que a mudança violaria o interesse primário do bem-estar animal. A decisão também concedeu a guarda provisória da elefanta para a Princípio Animal.
A intenção em suspender a transferência para outro zoológico é garantir que Baby, a elefanta mais velha do Brasil, passe o resto da vida em um local mais digno e com garantia de bem-estar.
Na ação judicial, foram apresentados aspectos da dignidade animal e estudos que indicam que a transferência de Baby para outro zoo violaria o seu bem-estar, já que “zoológicos representam modelo de 'entretenimento' inconsistente com os avanços dos direitos animais e a ética ambiental. A exibição de animais como forma de 'lazer' é prática arcaica, que fere os princípios de dignidade animal”.
A transferência de Baby para o SEB ainda não está confirmada, mas segundo Simone Rocha Hiromoto, diretora do santuário, a instituição tem a estrutura necessária para recebê-la e poderá realizar a transferência do Beto Carrero até Chapada. “Esperamos que a decisão judicial seja favorável”, disse ao Notícias de Chapada.
O santuário possui uma área de 1100 hectares e é um local de proteção dos elefantes, não aberto ao público, criado pelas organizações internacionais Global Sanctuary for Elephants (GSE) e Elephant Voices, e gerido por especialistas.
Segundo Fernando Schell Pereira, diretor da Principio Animal, na próxima semana será possível ter alguma decisão sobre o recurso da transferência, de acordo com o prazo processual. “Estamos ansiosos, será emocionante poder proporcionar esse cuidado para a Baby”, afirmou.
Sensação
Vento
Umidade