Vinte pessoas participaram da “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais: Na Prática”, realizada nessa quarta-feira (23), no Centro Cultural Casa di Rose, em Chapada dos Guimarães. A formação de duas horas refletiu sobre as demandas conceituais necessárias para apresentar um projeto e pleitear recursos.
A oficina foi centrada principalmente nos quesitos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – instituída pela Lei nº 14.399/2022. Apesar de o período de inscrições do edital de Chapada dos Guimarães já ter passado, ainda será aberto o chamamento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), bem como da própria cidade anfitriã em outros anos, tendo em vista que a política federal tem validade de cinco anos.
A iniciativa foi uma parceria entre o Comitê de Cultura de Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães e o Centro Cultural Casa di Rose.
A atividade foi conduzida pelo coordenador metodológico do Comitê, Romulo Fraga, que propôs aos participantes pensarem e rascunharem pontos fundamentais de seus projetos culturais. Entre as propostas compartilhadas com o grupo, havia atividades de capoeira, de Hip-hop, de Economia Criativa e até de artes circenses.
Ana Carolina, diretora artística do grupo Malabaristas de Luz, formado por crianças da cidade serrana, contextualizou: “A gente trabalha com malabares luminosos, trazendo o tema de circo pra Chapada”. Ela também explicou que faz parte do projeto que os pequeninos fabriquem os próprios artefatos de trabalho.
Sobre a oficina, Ana Carolina sintetizou: “Achei muito interessante, porque trouxe a oportunidade aos artistas chapadenses de ampliarem seus conhecimentos”.
Outros municípios também podem solicitar ao Comitê de Cultura uma edição dessa oficina de formação. Basta manter contato pelo telefone (65) 9 9204-7850 (Romulo Fraga).
Aberto a parcerias
A coordenadora de Comunicação do Comitê de Cultura de Mato Grosso, Vannessa Jacarandá, explicou aos artistas e produtores culturais de Chapada dos Guimarães que a rede está aberta para firmar parcerias e apoiar iniciativas na cidade. “Esta é a primeira ação que estamos fazendo em Chapada e aproveito a oportunidade para disponibilizar o Comitê para incentivar os projetos de vocês. Não temos muito dinheiro, mas podemos contribuir, dentro das metas estabelecidas pelo Ministério da Cultura e, claro, com o objetivo de estar nos territórios”. Para contato, Vannessa divulgou o perfil @comiteculturamt no Instagram.
Sobre o Comitê de Cultura de Mato Grosso
É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.
O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.
Mais informações: (65) 9 9980-2100.
Sensação
Vento
Umidade