GOVERNO - CRIMES AMBIENTAIS
SANTANA
LEI DA PESCA

Botelho detona colegas que tentaram revogar Lei da Pesca: “Sumiram?”

Segundo Botelho, o assunto esfriou dentro do Parlamento após a vitória eleitoral de Abilio

31/10/2024 12h49
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com RD News
Foto: Tchélo Figueiredo
Foto: Tchélo Figueiredo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), detonou a postura dos deputados estaduais bolsonaristas, apoiadores do prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), que às vésperas das eleições tentaram revogar a Lei da Pesca. Segundo ele, o assunto esfriou dentro do Parlamento após a vitória eleitoral. A lei vigente proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de determinadas espécies dos rios de Mato Grosso.

Aliados de Abilio acabaram comentendo uma verdadeira trapalhada ao tentarem revogar justamente o texto que flexibilizava a pesca no estado. Aagora,  substitutivo está em tramitação na Casa, de autoria da  oposição. Para Botelho, a atuação teve cunho eleitoreiro, porém, agora, não há mais discussão.

"Agora quero até defender, a discussão estava grande. Parou a discussão? Era só para a eleição? Cadê o povo que estava gritando? Era só para eleição? Agora acabou os defensores? Cadê eles? Fizeram vídeo e hoje ninguém tocou nesse assunto na sessão. As outras [sessões pré-eleição] eram todo dia. Era só para eleição. Era só para ganhar o voto. Só mentira", disparou Botelho, nesta quarta-feira (30).

O presidente da ALMT ainda comentou o posição do governador Mauro Mendes (União Brasil), que classificou articulação de Abilio e outros deputados como sendo um  simples  deslize  ao tentarem revogar a lei. Enquanto na vez de Botelho, Mauro foi mais duro na repreensão, alegando que não precisaria fazer promessas mirabolantes para vencer às eleições municipais.

"O governador foi infeliz, porque quem falou a verdade fui eu. Eu sempre falei a verdade. Falei para ele que o projeto era bom, mas que não seria a favor por conta dos pescadores. Essa é a verdade", completou Botelho.

A Lei do Transporte Zero entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano e vai perdurar por 5 anos. Durante esse prazo, não será permitida a pesca de 14 espécies, porém, na modalidade “pesque e solte” está liberado, e as capturas de peixes às margens do rio destinados ao consumo no local ou de subsistência.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários