A Prefeitura municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Meio Ambiente, publicou nesta terça-feira (05), Dia da Cultura, o resultado do Chamamento 04/2024, que premiou profissionais do audiovisual de Chapada dos Guimarães.
O objeto do Chamamento é premiar artistas visuais do município com trajetórias e obras que se dedicaram a retratar e dar visibilidade a temas das zonas rurais, Comunidades Tradicionais e aspectos relacionados à sustentabilidade, por meio de seus critérios de avaliação.
Os prêmios principais foram concedidos a três mulheres negras, retratando a zona rural de Chapada dos Guimarães e realizando plenamente o objetivo do Chamamento. São elas Tatiana Reis de Castro, Oz Ferreira e Paula Dias.
Não menos importante, é a Menção Honrosa aos que trouxeram o tema da zona rural em linguagem cinematográfica e poética e por meio de ações realizadas com sua gente.
Confira a lista completa de premiados neste link.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo foi implementada como medida emergencial durante a pandemia para apoiar a cultura, especialmente o setor audiovisual, que sofreu com as restrições impostas pelo isolamento social.
Em 2023, Chapada dos Guimarães recebeu R$ 219.691,60 para aplicação em ações culturais, que foram totalmente executados em 2024 pelos chamamentos 02 e 04/2024, conduzidos pela Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Sensação
Vento
Umidade