Médicos veterinários de Chapada dos Guimarães participaram esta semana de uma oficina de capacitação remota sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que viabiliza a certificação de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos.
O objetivo da iniciativa foi preparar as prefeituras para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF) ou ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que viabilizam a comercialização dos produtos em âmbito estadual e nacional, respectivamente.
A reunião foi realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), por meio da equipe do Núcleo de Apoio aos Municípios (NAM), que orientou sobre as medidas necessárias para alcançar a equivalência com sistemas de inspeção mais amplos e garantir a adequação dos processos.
Durante a oficina, foram discutidos diversos itens essenciais para o funcionamento adequado do SIM e que já foram encaminhados aos municípios durante todo o processo de orientação junto ao Núcleo, incluindo a adequação da infraestrutura administrativa e as documentações necessárias, como modelos de formulários e planilhas.
Também foi abordada a necessidade de revisar as legislações de criação do sistema de inspeção, passando por regulamentações mais específicas, publicação de decretos e normas internas para formalizar as atividades. A maioria dos municípios assessorados pela equipe do Núcleo de Apoio aos Municípios (NAM) obtiveram êxito na adequação dessas legislações.
Outro destaque foi o incentivo a ações de combate à clandestinidade e educação sanitária, medidas fundamentais para fortalecer a segurança alimentar e a saúde pública. A reunião também apresentou os projetos de agroindústrias, que foram visitados pela equipe do Núcleo de Apoio aos Municípios, garantindo que todos os processos estejam alinhados aos padrões exigidos.
Além de médicos veterinários de Chapada dos Guimarães, participaram da reunião profissionais de Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande.
???? Fique por dentro das Notícias de Chapada no WhatsApp: https://bit.ly/NoticiasdeChapada
Sensação
Vento
Umidade